segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jovem ferido em tentativa de assalto no interior de PE obtém vaga em UTI

Jovem atingido por um tiro na cabeça em tentativa de assalto no interior de Pernambuco aguardava um leito em unidade de terapia intensiva (UTI) no estado desde o último dia 19. A família procurou a Defensoria Pública da União (DPU) e conseguiu uma liminar em favor do jovem, que foi transferido para uma UTI no dia 24 de abril. 

H.A.C.L., de 22 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto em Sanharó, município do interior de Pernambuco, no dia 19 de abril. Ele levou um tiro na cabeça, teve traumatismo cranioencefálico e foi removido para o Hospital da Restauração (HR), localizado no Recife.

Em 20 de abril, H.A.C.L. passou por uma cirurgia de craniectomia descompressiva e ficou em uma sala de recuperação no aguardo de um leito vago na UTI. No dia seguinte, a família procurou ajuda da Defensoria Pública da União, por meio da unidade em Caruaru. O defensor público federal Pedro de Paula Lopes Almeida deu entrada na Justiça Federal com o pedido de disponibilização de um leito de UTI e encaminhou o caso para a unidade da DPU no Recife, onde foi acompanhado pela defensora Marília Silva Ribeiro de Lima Milfont.

“A Constituição da República de 1988, no caput do seu Artigo 5º, garante a todos o direito à vida, um bem que se encontra comprometido pelo diagnóstico do autor, a ser resgatado unicamente por uma atitude responsável do Estado”, destacou o defensor Pedro Lopes. Ainda segundo ele, “nos feitos envolvendo tratamento de saúde a pacientes que apresentam quadros graves, como é o caso, a proteção deve operar imediatamente e amparar de pronto a pessoa agravada pela própria situação vivida, de maneira a lhe suprir a mais básica das necessidades, sob pena da missão constitucional de proteção à saúde simplesmente falhar”.

A Justiça Federal concedeu a antecipação dos efeitos da tutela no dia 21 de abril e determinou “o internamento do autor em UTI com a disponibilização de todo o tratamento médico e medicamentos de que necessite, ainda que se recorra a leitos existentes em hospitais da rede particular”. H.A.C.L. permaneceu em uma sala de recuperação e no dia 23 de abril a defensora Marília Lima peticionou informando sobre o descumprimento da liminar. Na manhã do dia seguinte, 24 de abril, a DPU foi informada pelos parentes do assistido que ele havia sido removido para uma UTI dentro do próprio Hospital da Restauração.

http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26222:jovem-ferido-em-tentativa-de-assalto-no-interior-de-pe-consegue-vaga-em-uti&catid=79&Itemid=220