quarta-feira, 27 de maio de 2015

Dia da Vitória encerra comemorações do Dia Nacional da Defensoria no Recife

 
Cerca de 60 assistidos participaram, na sexta-feira (22), do Dia da Vitória, evento que encerrou as comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública (19 de maio), na sede da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife. Os assistidos receberam a comunicação das sentenças favoráveis com trânsito em julgado de seus casos e foram entregues requisições de pequeno valor (RPV) e precatórios, com um total de cerca de R$ 1,2 milhão.

Foram reunidos defensores, estagiários e servidores da DPU no Recife para a recepção aos assistidos. Esteve presente no evento, celebrado pela segunda vez no Recife, o assistido G.O.S. que procurou a Defensoria após a recusa da liberação de saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por falta de comprovante da sua rescisão do contrato de trabalho, em virtude de a empresa em que era empregado haver fechado. “Quando penso que está tudo resolvido, não consigo acreditar. Já pensou se eu fosse pagar um advogado lá fora? Iria ter que dar muito dinheiro”, afirmou o assistido.

“Existiu um tempo em que não se podia ter um advogado. Esse tempo está mudando, esse é o momento em que a Defensoria Pública se fortalece. A Defensoria consegue dar acesso ao sistema de Justiça desse país. Essa vitória que é de vocês, também é nossa. Nós somos a ponte entre vocês e o direito”, discursou o defensor público federal André Carneiro, chefe-substituto da DPU no Recife.

Carneiro citou o caso de J.M., também convidado para a comemoração, que, por várias vezes, fez o pedido de revisão de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas a autarquia previdenciária negou pelos cálculos de suas contribuições. “Foi feita uma ação para ser reconhecida a revisão da aposentadoria dele e ele receberá também os valores atrasados constatados nos cálculos feitos aqui na DPU”, contou o defensor.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/25970-dia-da-vitoria-encerra-comemoracoes-do-dia-nacional-da-defensoria-no-recife