Projetos


Projeto DPU Itinerante
O DPU Itinerante consiste no deslocamento do Defensor Público Federal e de estrutura de apoio para localidades distantes das sedes da Instituição, com o objetivo de prestar assistência e orientação jurídica ao cidadão, bem como conscientizar a população de seus direitos e deveres e divulgar a própria existência da DPU.

Projeto Visita Virtual
O projeto Visita Virtual é resultado da pareceria entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), oficializada por meio da Portaria Conjunta nº 500, de 30 de setembro de 2010. Ele foi criado para garantir o direito de visita aos internos das penitenciárias federais que estão longe dos familiares. O regulamento permite a entrada de até cinco visitantes cadastrados por preso. As visitas são realizadas às sextas-feiras em salas de videoconferências instaladas nas penitenciárias federais e nas unidades da DPU nas capitais. O equipamento utilizado permite a reprodução de som e imagem em tempo real.


Projeto DPU nas Escolas
O DPU nas Escolas é coordenado pela Escola Superior da Defensoria Pública da União (ESDPU) e destina-se a conscientizar os estudantes sobre direitos e o exercício da cidadania. Nesse contexto, Defensores Públicos Federais visitam unidades de ensino para esclarecer sobre as funções da Instituição. Confira aqui a cartilha do Projeto DPU nas Escolas.

 
Projeto DPU na Comunidade
A Defensoria Pública da União vai informar, orientar e prestar atendimento jurídico gratuito ao cidadão que mora em bairros mais afastados dos centros urbanos. É a forma que a Defensoria encontrou para estar mais próxima da comunidade.