terça-feira, 19 de maio de 2015

Consulado participa pela primeira vez de Visita Virtual no Recife


A realização de Visitas Virtuais entre presos e seus familiares é comum desde 2010, ano em que o projeto foi implantado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU). Mas, na sexta-feira (8), pela primeira vez no Recife (PE) um consulado participou da iniciativa.
 
O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife soube do projeto por meio da direção da Penitenciária Federal em Mossoró (RN), onde está preso provisoriamente um cidadão americano. Segundo a assessoria do Consulado, faz parte da atuação deles a visita periódica aos cidadãos americanos presos fora dos Estados Unidos.

“Esse projeto beneficia a comunidade consular e os estrangeiros que se encontram encarcerados em lugares remotos do Brasil. Para o consulado, é sempre muito útil conhecer e utilizar novas ferramentas tecnológicas que facilitam o dia a dia do nosso trabalho. Foi muito bom conhecer o projeto Visita Virtual e nossa experiência foi extremamente positiva e eficaz”, destacou o vice cônsul David Freitas, que participou da videoconferência junto com as assistentes consulares Janaina Brito e Flávia Pessoa, complementando que não se tem notícia de outra participação em Visita Virtual feita pela Missão dos EUA no Brasil.

Após a visita virtual, que durou cerca de 30 minutos, os representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife se reuniram com os defensores públicos federais André Carneiro Leão, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, Luaní Melo e Ricardo Russell Brandão Cavalcanti. “Foi uma oportunidade para estreitar laços e vislumbrar parcerias e projetos de cooperação certamente duradouros com o Consulado”, afirmou o chefe substituto da DPU no Recife, André Carneiro Leão.

Visitas

O projeto promove, desde 2010, visitas por meio de equipamento de videoconferência, que está instalado em algumas sedes da DPU no Brasil. O objetivo é permitir contato entre a família e o preso sem necessidade de deslocamento, e, com isso, contribuir para a socialização do preso federal. Por meio da iniciativa, as salas de videoconferência conectam as quatro penitenciárias federais – Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) – às unidades da DPU nas capitais. As visitas são realizadas semanalmente, com duração de 30 minutos, e os visitantes precisam se cadastrar com antecedência.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/25586-consulado-participa-pela-primeira-vez-de-visita-virtual-no-recife