terça-feira, 6 de outubro de 2020

Homem terá auxílio emergencial após comprovar falta de vínculo trabalhista


Desempregado desde junho de 2019, quando foi exonerado do cargo comissionado que ocupava na Prefeitura de Camaragibe, F.J.A. requereu o auxílio emergencial. Seu pedido, no entanto, foi negado por ainda constar o vínculo empregatício na base de dados utilizada. Ele procurou a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e ficou comprovado judicialmente que a informação estava desatualizada, sendo implantado o benefício.

F.J.A. procurou a DPU no Recife em 19 de maio, após a negativa ao seu pedido de auxílio emergencial. Seu caso passou a ser acompanhado pela defensora pública federal Bárbara Nascimento de Melo. Antes de requerer judicialmente o pagamento do benefício, a defensora solicitou informações para a Prefeitura de Camaragibe sobre o caso.

“Salienta-se o fato que a Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Administração Diretoria e Gestão de Pessoas, informou a esta Defensoria Pública da União que a Relação Anual das Informações Sociais – RAIS do ano-base 2019 foi enviada dentro do prazo estabelecido, porém, após consulta ao sítio eletrônico da RAIS, até a presente data ainda não foi processada a informação pelo Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho”, destacou a defensora na petição inicial, dando início ao processo judicial em 28 de maio.

No dia 25 de junho, a juíza federal Danielli Farias Rabelo Leitão Rodrigues emitiu uma decisão concedendo a tutela de urgência para o cidadão e determinando a imediata implantação do auxílio. O homem foi informado, e a equipe da DPU no Recife monitorou o cumprimento da decisão provisória, que ocorreu no início de julho.

A sentença foi publicada no dia 31 de agosto pelo juiz federal José Joaquim de Oliveira Ramos. A decisão ratificou a tutela provisória e julgou procedente o pedido da DPU para implantar o auxílio emergencial negado a F.J.A., bem como pagar as demais parcelas pelas vias administrativas. No mês de setembro, o cidadão assistido confirmou que o benefício está sendo pago mensalmente.

ACAG/RRD
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/59086-homem-recebe-auxilio-emergencial-apos-comprovar-falta-de-vinculo-trabalhista