terça-feira, 8 de junho de 2021

DPU garante manutenção de aposentadoria após perícia revisional no Recife

 


P.C.P.F., de 59 anos, é portador de psicose não-orgânica não especificada, transtornos esquizoafetivos e transtorno afetivo bipolar, encontrando-se incapaz para o trabalho. Em janeiro de 2006, conseguiu comprovar seu quadro clínico e foi aposentado por invalidez. Ocorre que, após realização de perícia revisional, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cessou o benefício em dezembro de 2015. A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife foi procurada em setembro de 2019, garantindo na Justiça a manutenção da aposentadoria do cidadão, bem como o pagamento dos atrasados.

Em 2015, durante a perícia revisional do benefício de aposentadoria por invalidez, o INSS concluiu que P.C.P.F. teria se recuperado. Seu benefício foi mantido com as mensalidades de recuperação até cessar em dezembro de 2015. A DPU foi procurada em 2019 e o caso passou a ser acompanhado pela defensora pública federal Marília Silva Ribeiro de Lima Milfont.

O assistido foi submetido aos exames periciais médico e social da DPU no Recife. No primeiro, o médico perito Ronaldo Doering Mota constatou a incapacidade total e definitiva para o trabalho desde 2006. A perícia social, feita pela psicóloga Isabella Brandão de Aguiar Machado, também reforçou o pleito de que o benefício foi cessado indevidamente. Com toda a documentação, a DPU protocolou na Justiça Federal o pedido de restabelecimento da aposentadoria por invalidez em julho de 2020.

Uma perícia judicial foi marcada para novembro de 2020 e o laudo emitido corroborou com as alegações firmadas pela parte autora, concluindo que a enfermidade o incapacita de forma permanente para o exercício de qualquer atividade laborativa. Após emissão do laudo, o INSS apresentou uma proposta de acordo, que foi aceita pelo representante do assistido.

As partes ficaram no aguardo da homologação do acordo pela Justiça Federal, que só ocorreu em abril de 2021. A aposentadoria por invalidez foi restabelecida e os valores atrasados serão pagos por meio de Requisição de Pequeno Valor (RPV).

ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/62786-dpu-garante-manutencao-de-aposentadoria-apos-pericia-revisional-no-recife