quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palestra marca comemoração da Semana da Defensoria em Pernambuco



Defensoria pública e movimentos sociais em debate, esse foi o tema da palestra ministrada na noite dessa quarta-feira (16), na Faculdade de Direito do Recife, pelos defensores públicos André Carneiro Leão, representando a DPU em Pernambuco, e Isabella Soraya Luna, representante da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. Cerca de 60 pessoas participaram do evento.

Também marcaram presença no debate o líder comunitário, Hélio Domingues Ribeiro; o advogado popular e membro do Coletivo de Luta Comunitária (CLC), Thiago Rocha Leandro; a representante da Comissão Pastoral da Terra, Renata Albuquerque; e um representante do Centro Indigenista Missionário (CIM).

André Carneiro Leão abriu o debate explicando um pouco sobre o que a Defensoria, a atuação do órgão e indicando quem pode ser assistido pela DPU. “A Defensoria é um dos instrumentos que podem ser utilizados pelos movimentos sociais nas vias judiciais e nos conselhos e comitês estaduais e nacionais”, destacou o defensor.

Os movimentos sociais, representados no evento, também puderam destacar seus pontos de vista. “Pernambuco é um dos estados com mais conflitos de terra. Precisamos caminhar juntos em prol das familiares e camponeses prejudicados com as grandes obras do Governo”, disse Renata Albuquerque, representante da Comissão Pastoral da Terra.

O evento foi organizado pelo movimento Zoada, do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito do Recife, e pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular da UFPE (Najup).