segunda-feira, 7 de maio de 2012

Defensoria marca presença no Projeto Ação Global em Pernambuco


A primeira participação da Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) no projeto Ação Global aconteceu no último sábado (05), na cidade de Buíque, localizada no Agreste Meridional, a 285 quilômetros do Recife. A 19º edição do evento no Estado contabilizou 37 mil atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.
O projeto, que é uma parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) com a Rede Globo, contou com a participação de 40 instituições e 750 voluntários. A DPU/PE atendeu a população na Escola Municipal Engenheiro Klaysson Araújo, no setor de atendimento jurídico, que também contou com a participação da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Participaram do evento representando a DPU, os defensores públicos federais Leonardo Rocha e Fernanda Marques, além da servidora Ana Carolina Araújo Gomes. “É de grande importância a participação da DPU em eventos de grande porte. Com o Ação Global conseguimos divulgar o trabalho da Defensoria e informar a população sobre os seus direitos”, destacou a defensora Fernanda Marques.
Os atendimentos foram, em sua maioria, relacionados aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre eles revisão de aposentadoria, auxílio reclusão e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP-LOAS). O senhor J.B.S, de 85 anos, acompanhado por um amigo, procurou a DPU para saber se teria direito a revisão da sua aposentadoria por idade. “Quando soubemos que a Defensoria da União viria para o Ação Global, resolvemos ter mais informações sobre o caso dele”, disse J.E.B.R, que estava acompanhando o idoso.
Segundo o defensor Leonardo Rocha é muito gratificante levar assistência jurídica a essas pessoas que moram distante dos grandes centros urbanos, em locais não abrangidos pelas unidades da DPU. “Nosso papel é promover o conhecimento acerca dos mais elementares direitos de cidadania para que o cidadão tenha condições de lutar pelos mesmos”, enfatizou.

AÇÃO GLOBAL
O evento é realizado desde 1995 em todo o país e já beneficiou mais de 16,8 milhões de pessoas. Em sua 19º edição, o evento aconteceu em 31 cidades de 26 estados além do Distrito Federal. Foram 1.671.953 mil atendimentos gratuitos a 624.005 mil pessoas. Entre os serviços prestados estavam a confecção de carteiras de identidade, de trabalho, do SUS, do idoso, de pessoas com necessidades especiais e segunda via do registro civil; alistamento militar; audiências de conciliação e atendimento jurídico; atendimento comercial; postos do DETRAN, CELPE, SESI e COMPESA; palestras e oficinas de recreação, confecção de brinquedos, educação no trânsito, de pizza, de serigrafia têxtil, de customização e formatação de currículos; exames e consultas médicas, pediátricas, oftalmológicas, ginecológicas e odontológicas; aferição de pressão arterial e vacinação.