terça-feira, 29 de maio de 2012

ARTIGO


Defensoria Pública da União: uma garantia de igualdade no acesso à Justiça
No mês de maio comemora-se o dia nacional da Defensoria Pública. A data foi inspirada na homenagem católica ao Santo Ivo, considerado o primeiro defensor público da humanidade, por sua atuação em favor dos pobres e desamparados. De fato, a defesa dos interesses da parcela mais desafortunada da população é o que caracteriza a missão institucional da Defensoria Pública.
No Brasil, a Defensoria Pública acompanha a subdivisão do Poder Judiciário, de modo que existem as Defensorias Públicas dos Estados e a do Distrito Federal e a Defensoria Pública da União. Esta última foi concebida como uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbida de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados, na esfera federal.
Trata-se de instituição relativamente nova, criada a partir da Constituição de 1988, mas só implementada em 1994. Embora ainda deficientemente estruturada, a DPU destaca-se por sua atuação em demandas em prol de pessoas carentes relativamente a pedidos de assistência à saúde negados pelo SUS; questões previdenciárias negadas pelo INSS; problemas com a Caixa Econômica Federal; defesa dos direitos das pessoas acusadas da prática de crimes federais; e, por fim, na tutela coletiva, pela proteção aos direitos humanos.
A Defensoria Pública da União também tem se destacado na atuação extrajudicial e no desenvolvimento de projetos de assistência jurídica em sentido mais amplo. Mais recentemente, a DPU destinou sua atenção também à assistência jurídica internacional, tanto aos brasileiros necessitados que se encontrem no exterior como aos estrangeiros desamparados que se encontram no Brasil.
Hoje, a DPU é composta por 481 Defensores Públicos Federais, dos quais 21 atuam em Pernambuco. Em razão do pequeno contingente de Defensores, ainda não foi possível expandir a assistência jurídica local para as Varas da Justiça do Trabalho. Apesar das dificuldades estruturais, tem-se buscado ampliar e tornar cada vez mais conhecida essa instituição. Como resultado desse esforço conjunto, no ano de 2011, houve um aumento de mais de 80% no número de atendimentos em comparação ao ano anterior.
Com intuito de aumentar a participação da Defensoria no processo de redução das desigualdades sociais e jurídicas na sociedade pernambucana, a DPU/PE iniciou um contato mais próximo com os movimentos sociais e com as entidades da sociedade civil organizada, bem como buscado divulgar suas atribuições por meio da elaboração de cartilhas e ações. Somente assim acreditamos ser possível garantir também aos carentes de recursos e aos socialmente vulneráveis um acesso à Justiça mais igualitário e mais humano.

André Carneiro Leão
Defensor público federal da DPU em Pernambuco