quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nova sede da DPU/PE deve ser inaugurada em agosto


A mudança de sede da Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) foi um desafio permanente na atuação da defensora pública chefe da unidade, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, que exerce essa função desde dezembro de 2010. Após diversas tentativas e buscas por um novo prédio, a DPU/PE finalmente conseguiu alugar três andares de um empresarial localizado na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife.

A mudança de sede não é mais novidade, mas poucos têm acesso aos detalhes da obra. A previsão de entrega do imóvel é no final do mês de julho, se não houver atrasos. Para obter mais informações, o Setor de Comunicação Social resolveu conversar com a defensora pública-chefe da unidade sobre o assunto.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (ASCOM): Como estão as obras na nova sede?
MAÍRA DE CARVALHO (MC): Já foram montadas as divisórias e os pontos de elétrica, lógica e telefonia. A parte estrutural está quase pronta, falta apenas o ar-condicionado central e as luminárias.

ASCOM: Qual a previsão atual de entrega do imóvel?
MC: A previsão atual é de 60 dias para o término das obras e a entrega de chaves. Não havendo atrasos, provavelmente estaremos na nova sede no mês de agosto. O processo de mudança será iniciado com a entrega das chaves. Vamos tentar parar as atividades na unidade o mínimo possível, para não prejudicar os assistidos. A colaboração de todos nesse período será muito importante.

ASCOM: Fora a estrutura, o que a nova sede terá como diferencial?
MC: Na nova sede vai haver uma melhora no link da internet e, consequentemente, da Infovia, que é um sistema de dados e imagens que interliga a DPGU às unidades nas capitais. Além disso, teremos uma sala de reunião, um auditório grande e um pequeno. O atendimento será feito em baias, dando mais segurança para estagiários e servidores. Vai ser um divisor de águas para a unidade. As condições atuais são precárias e na nova sede teremos mais dignidade para servidores e assistidos. Estamos correndo para agilizar a mudança.

O endereço da nova sede é Avenida Conde da Boa Vista, n° 800, Empresarial Apolônio Sales, bairro da Boa Vista, Recife. A DPU/PE vai utilizar três andares do edifício (6°, 7° e 11°), contabilizando uma área total de 2.560 metros quadrados. O prédio conta com cinco elevadores, dois para o público em geral, que fica na entrada principal do edifício, e três elevadores restritos às pessoas que trabalham no empresarial.

Todos os assistidos que entrarem no prédio pela primeira vez precisarão fazer um cadastro de identificação na portaria, mostrando o RG e tirando uma foto na hora. Nas próximas vezes, será preciso apresentar apenas o RG para comprovar o cadastro anteriormente efetuado. Defensores, servidores e estagiários terão um crachá individual de entrada, que evita a identificação diária na portaria do edifício.

São 24 salas no 6° andar, entre elas as de assistência social, perícia médica, triagem, atendimento, distribuição, cartório, protocolo, arquivo corrente e intermediário, engenharia e manutenção, patrimônio com depósito e almoxarifado, recursos humanos, telefonista, sala da Visita Virtual, comunicação social, contabilidade, informática, defensor plantonista e reprografia. No 7° andar são 42 salas divididas em salas de defensores e gabinetes dos ofícios. No 11° são mais 14, com outras salas de defensores e seus respectivos gabinetes, a sala da chefia da unidade, auditório, sala de reunião e biblioteca. Em cada andar haverá uma copa, mas as refeições deverão ser feitas no último andar, onde fica o refeitório.

“A sede atual não comporta mais o crescimento constante da DPU/PE. Desde 2010, a unidade vem recebendo mais defensores, servidores, estagiários e, consequentemente, mais assistidos. O espaço que iremos ocupar atenderá as nossas necessidades atuais e futuras”, afirmou a defensora pública federal e coordenadora do setor de Patrimônio, Licitação e Contrato da DPU/PE, Fernanda Marques. A defensora destacou, ainda, que foram solicitados à DPGU equipamentos de informática e de escritório essenciais para a concretização da mudança.

Além de Maíra de Carvalho e Fernanda Marques, outros defensores estão envolvidos no processo de mudança de sede. São eles Fernando da Cunha Cavalcanti, defensor público-chefe substituto, responsável pela solicitação de materiais, e Lilian dos Santos Lins, titular do 1° Ofício Regional, responsável pelo transporte. A mudança também está sendo acompanhada de perto pelos servidores Luciano Alves Machado, João Roberto Sampaio, Clara Arruda e Estela Parnes.

Empresarial Apolônio Sales. Crédito: internet

 Sala do 6° andar. 

  Vista de sala do 6° andar. 

Corredor e salas do 7° andar.

 Corredor e salas do 11° andar.