quarta-feira, 23 de maio de 2012

DPU/PE recebe primeira intimação do PJe


O Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), que permite a tramitação digital de ações judiciais, começou a ser implantando em 2010 e passará a ser obrigatório a partir de 04 de junho, no Recife. A Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE), que já possui certificação digital para o sistema, recebeu sua primeira intimação para atuar pelo PJe no último dia 18 de maio.

A intimação recebida pela defensora pública federal Ana Carolina Cavalcanti Erhardt, uma das gestoras do PJe na primeira instância, refere-se a um caso de pensão por morte em que a parte autora é inválida e não possui representante. A DPU foi intimada a participar do processo como curadora especial, função atípica prevista na Lei Complementar n° 80/94. Por ser uma caso previdenciário, o procedimento foi distribuído entre os ofícios da área e sorteado para a defensora Fernanda Marques atuar.

“Estou participando desde 2011 de um grupo de trabalho do PJe para proporcionar o aperfeiçoamento do sistema, tendo em vista as necessidades dos usuários. Assim que todas as falhas forem sanadas, o sistema vai gerar benefícios para todas as partes”, destacou Ana Erhardt, informando que a Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) vai promover um treinamento específico, na próxima sexta-feira (25), para defensores e servidores da DPU/PE.

Processo Judicial Eletrônico

Desde 2010, a Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) está utilizando o Processo Judicial Eletrônico (PJe) de forma facultativa.  A partir do dia 04 de junho de 2012, o ajuizamento de novas ações ordinárias, no Recife, serão realizadas exclusivamente pelo PJe. Esse novo procedimento vai agilizar o andamento dos processos, eliminar a utilização de papel, proporcionar segurança na tramitação dos feitos e facilitar o acesso das partes ao Judiciário, tendo em vista que o andamento poderá ser acompanhado através da internet.

A Justiça Federal conta com outros dois sistemas processuais em funcionamento: o Tebas, para processos físicos, e o Creta, para processos digitais dos Juizados Especiais Federais (JEF). O PJe deverá, no futuro, substituir os processos físicos. É importante ressaltar que os processos iniciados fisicamente deverão ser finalizados fisicamente, não podendo haver migração nos sistemas. As Subseções da JFPE terão essa obrigatoriedade delimitada no decorrer do ano e os JEFs continuarão utilizando o Creta. 

Segundo a juíza federal Joana Carolina Lins Pereira, diretora do Foro da JFPE, Recife será a primeira capital da 5° Região a instituir obrigatoriamente o PJe. Para utilizar o novo sistema é preciso cadastrar uma certificação digital em alguma instituição, como Serpro ou Caixa Econômica Federal, e fazer o cadastro no site da JFPE (www.jfpe.jus.br), assinando o termo de compromisso com a certificação digital. O cadastro realizado para a Justiça Federal de Pernambuco também servirá para o Tribunal Regional Federal da 5° Região (TRF5°) e todas as seções judiciárias da 5° Região.