terça-feira, 22 de maio de 2012

FolhaPE


DPU
Déficit de defensores públicos em Recife
Grupo de profissionais é insuficiente para acompanhar demanda
19/05/2012 09:01 - PETERSON MAYRINCK, do FolhaPE
"Seriam precisos pelo menos 35 defensores públicos em PE para acompanhar demanda"

Em Pernambuco, a Defensoria Pública da União (DPU) conta com 17 defensores públicos federais – cinco deles ficam responsáveis por atuar em instâncias superiores da Justiça, no caso de recursos, enquanto os outros atuam na esfera local. A pequena quantidade de defensores para a crescente demanda da população – foram 17 mil processos judiciais acompanhados até dezembro do ano passado – leva à saturação do serviço público.
“Existe um projeto de criação de mais cargos de defensores públicos federais”, informa Cavalcanti. O atual grupo não consegue acompanhar a necessidade da população: nos três primeiros meses de 2012, foram feitos 14 mil atendimentos – que envolvem desde a primeira assistência até audiências e petições – enquanto no mesmo período do ano anterior, a quantidade não chegou a 6 mil. Devido a essa pressão, o órgão já pediu ao Governo Federal a contratação de mais profissionais e estão à espera da autorização governamental para realizar um concurso.
Segundo estimativas extraoficiais do DPU recifense, seriam necessários ao menos 35 defensores para acompanhar a demanda atual do órgão. Para fazer uma comparação, em Pernambuco, são 42 advogados da Advocacia Geral da União (AGU) – justamente aqueles com quem os defensores públicos federais costumam ter embates nas disputas que envolvem a União.