quarta-feira, 2 de setembro de 2020

DPU e DPPE realizam atendimento a venezuelanos da etnia Warao



A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) realizaram, nessa terça-feira (1), atendimento a um grupo de venezuelanos da etnia Warao, que estão residindo em cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco, André Carneiro Leão, explicou que um grupo composto por mais de 32 indígenas, entre idosos e muitas crianças, passou a residir em uma comunidade onde foram, inicialmente, acolhidos por um grupo de religiosos.

No entanto, estas pessoas já não poderão mais arcar com os custos de moradia dos Warao. “Os venezuelanos correm, então, o risco de ficar desalojados. Diante dessa situação de urgência, a DPU e a DPPE foram visitar o grupo, que está localizado em região de difícil acesso”, afirmou o defensor.

De acordo com Leão, durante o atendimento foram apresentadas demandas para regularização de documentos e para o recebimento do auxílio emergencial. “Além da demanda por moradia, há pedidos relacionados à segurança alimentar e ao fornecimento de fraldas, roupas e de materiais de higiene”, alertou.

A visita foi acompanhada por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Assistência Social da Prefeitura da cidade.


JRS/KNM

Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública da União

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/58583-dpu-e-dppe-realizam-atendimento-a-venezuelanos-da-etnia-warao