quinta-feira, 25 de outubro de 2018

“Um Mundo Sem Fronteiras” é tema de debate em evento no Recife

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife sediou, no sábado (20), o evento chamado “Por um mundo sem fronteiras - A Psicologia, as Emergências e Desastres, o Direito a Cidade e a Cidadania”. O debate foi uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP/PE) com o objetivo de repensar o conceito de desastres na contemporaneidade e evidenciar as populações que estão em constante vulnerabilidade. 

Com início às 9h, o evento foi gratuito, aberto ao público mediante inscrição prévia e contou com três mesas de debates: “De que Desastres e emergências estamos falando? Desalojando conceito sobre desastres e emergências”, “A Proteção e a Defesa Civil: As emergências e desastres assistidos pelas políticas públicas” e “Por um mundo sem fronteira: a Psicologia e o Direito a cidade e a cidadania”.

O defensor público federal André Carneiro Leão, titular do 3° Ofício Regional da DPU no Recife, participou da terceira mesa, debatendo sobre a situação de migrantes e refugiados, com destaque para o acolhimento de migrantes venezuelanos em Pernambuco. “Os migrantes e os refugiados encontram-se muitas vezes em situação de extrema vulnerabilidade social, econômica e psicológica. Desconhecem muitas vezes os seus direitos e chegam aqui abalados emocionalmente. Eventos como esse são fundamentais para compreendermos de que forma podemos prestar uma assistência jurídica que seja verdadeiramente integral, gratuita e de qualidade”, destacou o defensor.

André Carneiro Leão ressaltou, ainda, a importância desse tipo de parceria entre a Defensoria e a sociedade civil. “A DPU tem atuado cada vez mais em demandas que necessitam de abordagens multidisciplinares e de ações em parceria com outros atores da sociedade civil. Esses tipos de eventos são essenciais para a formação extrajurídica dos defensores e para o estreitamento de laços com instituições que podem compor conosco uma rede integrada de assistência a pessoas em situação de risco”, finalizou.

ACG/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União