quinta-feira, 15 de abril de 2021

DPU consegue suspensão de reintegração de posse em Jaboatão (PE)


A 12ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco emitiu um despacho para expedição de mandados de reintegração de posse referente ao pedido da Ferrovia Transnordestina em um trecho que corta o município de Jaboatão dos Guararapes, localizado na Região Metropolitana do Recife. A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, que acompanha o processo desde 2019, tomou ciência do despacho em março de 2021 e requereu suspensão imediata da medida, considerando o estado de pandemia. O juiz acatou o pedido e suspendeu a reintegração de posse.

A DPU no Recife acompanha vários processos de reintegração de posse movidos pela Ferrovia Transnordestina na Região Metropolitana do Recife. Em 2019, o órgão foi procurado por oito moradores do bairro de Bulhões, em Jaboatão dos Guararapes, após receberem intimações judiciais para desocupar os imóveis próximos à linha férrea da área. Desde então, o processo judicial está sendo acompanhado pela defensoria.

Em dezembro de 2020, a juíza da 12ª Vara Federal de Pernambuco determinou o cumprimento de uma decisão processual com a devida expedição do mandado de reintegração de posse. A DPU só tomou ciência do despacho em 17 de março de 2021 e a defensora pública federal Ana Carolina Erhartd Cavalcanti solicitou de imediato a suspensão do mandado em razão da pandemia e da necessidade de garantir o direito à moradia dos envolvidos.

No dia 25 de março, o pedido da DPU foi acolhido pela Justiça Federal. “Diante do exposto, defiro parcialmente o pedido da DPU para, por ora, determinar a suspensão do cumprimento da ordem de reintegração de posse”, destacou o juiz federal Augusto Cesar de Carvalho Leal na sua decisão.

ACAG/MCA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

 

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/61857-dpu-consegue-suspensao-de-reintegracao-de-posse-em-jaboatao-dos-guararapes-pe