segunda-feira, 17 de agosto de 2020

DPU participa de evento sobre HIV e população LGBT em cárcere

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participará da apresentação de dados do projeto “Fortalecer para superar preconceitos”, da organização não governamental Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), que busca dar visibilidade à temática de pessoas com HIV e população LGBT em situação de cárcere. O evento ocorrerá no dia 27 de agosto, das 15h às 17h, na plataforma Zoom.

Os objetivos do encontro serão apresentar dados socioeconômicos das pessoas mapeadas pelo projeto na Região Metropolitana do Recife (RMR) no ano de 2019 e trazer reflexões institucionais sobre os pontos mais relevantes identificados durante o projeto. Para isso, buscam contextualizar com a atual situação do sistema prisional da RMR e apresentar resultados gerais alcançados e perspectivas futuras do projeto, ao destacar a necessidade de continuidade das atividades desenvolvidas.

A defensora pública federal Tarcila Maia Lopes afirmou que “esse tipo de iniciativa é muito importante, porque possibilita entender os problemas enfrentados por um grupo de extrema vulnerabilidade. Além disso, permite um trabalho de educação em direitos, que é função da Defensoria Pública”.

A defensora participa do debate com o servidor Bruno Doering, do Núcleo Criminal da DPU no Recife. "Desejo que essas ações amplifiquem a problemática das condições de habitação e tratamento da população LGBT em situação de cárcere, na tentativa de romper a fragmentação que permeia a análise, e sirvam como norte para a elaboração e implementação das políticas públicas direcionadas a esse público vulnerável”, explicou Doering, que também é pesquisador do Grupo Asa Branca de Criminologia.

Segundo o GTP+, a iniciativa é destinada às entidades da sociedade civil, aos órgãos públicos, às entidades políticas, às autoridades políticas, aos potenciais financiadores, à academia, aos beneficiários do projeto “Fortalecer para superar preconceitos” e a outros interessados pela temática.

A palestra sobre os dados terá a composição de mesa debatedora formada por entidades e pessoas que colaboraram diretamente com a coleta de dados pelo projeto. O conteúdo trazido pela mesa debatedora será de livre escolha dos participantes. A mesa debatedora será composta: Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), Além das Grades, Robeyoncé Lima, Luiz Pessoa, DPU e Grupo Asa Branca de Criminologia.

A participação ao evento ocorrerá mediante prévia inscrição, que será divulgada nas redes sociais da GTP+. O evento será gravado para posterior divulgação e haverá emissão de certificado e recebimento de um e-book com resumo dos dados a serem apresentados.

JRS/MCA

Assessoria de Comunicação Social

Defensoria Pública da União

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/58337-dpu-participa-de-evento-sobre-pessoas-com-hiv-e-populacao-lgbt-em-situacao-de-carcere