quinta-feira, 30 de maio de 2019

Defensorias Pública da União e do Estado inauguram sede conjunta no Recife


Visando à melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade que precisa do atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), as duas instituições vão atender em um único endereço a partir do mês de junho. A inauguração da sede conjunta está prevista para acontecer na noite desta quinta-feira (30).

A sede conjunta DPU e DPPE fica na Avenida Manoel Borba, número 640, Edifício Empresarial Progresso, bairro da Boa Vista. No endereço já funcionava a sede da Defensoria Pública da União no Recife desde o início de 2017. A diferença agora é que a DPU vai compartilhar o térreo e alguns andares com a Central de Atendimento Cível da Capital (CACC), setor da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.

“É um momento muito importante de unificação de dois órgãos que atendem à população: a concentração das duas Defensorias Públicas, da União e do Estado, em um único prédio, com vistas principalmente a melhorar o atendimento da população. Esperamos que essa unificação facilite a resolução das questões jurídicas da população, possibilitando o diálogo, a articulação e a resolução das demandas”, destacou o defensor público chefe da DPU no Recife, Guilherme Ataide Jordão.

A redução de custos pela Defensoria Pública da União vem ocorrendo desde o final de 2018 em todo o país. A economia das contas da DPU visa ao cumprimento do teto de gastos imposto pelo Governo Federal e mostra para o país a responsabilidade fiscal do órgão. “Essa junção também colabora com a redução de custos da DPU no Recife e torna a administração da unidade mais eficiente”, complementou Jordão.

Além da manutenção dos serviços da DPU, o prédio passa a contar com os seguintes setores da DPPE: Coordenadoria de Planejamento e Gestão, Núcleo Cível, Núcleo de Mediação e Conciliação, Núcleo do Consumidor, Subdefensoria de Recursos Cíveis e Criminais, Núcleo da Fazenda Pública, Núcleo da Família e Núcleo da Saúde e da Pessoa Idosa. Esses núcleos antes ficavam localizados em bairros como Afogados, Casa Amarela, Cabanga e Cordeiro.

De acordo com o defensor público-geral da DPPE, José Fabrício Silva de Lima, a readequação da área cível da capital fortalecerá mais ainda a instituição. “Com o novo modelo, os assistidos recifenses contarão com a Central de Atendimento, que funcionará em espaço adequado, acessível e confortável”, afirmou. José Fabrício ressaltou, ainda, que é uma honra a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco compartilhar o mesmo endereço com a Defensoria Pública da União no Recife, que assim como a DPPE tem a missão de atender aos vulneráveis de recursos e promover cidadania.

O atendimento ao público da Defensoria Pública da União no Recife permanece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Segundo a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, o atendimento da DPPE continua sendo agendado através do telefone 0800 081 0129 e, futuramente, será feito também via WhatsApp e pelo site da Defensoria Estadual.

ACAG/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União