quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Mutirão da DPU atende população em situação de rua no Recife


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu um mutirão de atendimento para a população em situação de rua nesta terça-feira (6). A ação começou às 8h e seguiu até às 13h, atendendo mais de cem pessoas que foram até o Convento de Santo Antônio, localizado no centro do Recife.

Com a divulgação da ação, vários interessados acabaram procurando o mutirão, sem necessariamente serem moradores em situação de rua, mas todos foram atendidos. “A quantidade de pessoas superou nossas expectativas. Esperávamos atender apenas a população de rua, mas acabamos recebendo outras pessoas com dúvidas jurídicas”, destacou o defensor público-chefe da DPU no Recife, André Carneiro Leão.

Segundo o defensor, o mutirão serviu para fazer um levantamento das principais demandas da população em situação de rua. “Agora, precisamos tentar garantir o direito dessas pessoas e planejar novas ações em cima das principais demandas”, complementou André Carneiro Leão.

Para o defensor José Henrique Bezerra Fonseca, o objetivo da ação foi atingido. “Muitos moradores em situação de rua chegaram querendo informações sobre o aluguel social, sobre moradia. Também atendi casos de benefício assistencial ao idoso e ao deficiente, assim como saque de FGTS e PIS”, afirmou José Henrique.


M.L.G.L., de 49 anos, foi uma das interessadas no tema moradia. “Faz muito tempo que estou na rua. Quero uma moradia para mim”, disse. Já R.B.L., de 47 anos, quer a segunda via de documentos. “Perdi meus documentos e preciso tirar tudo de novo para poder dar entrada na minha aposentadoria por invalidez”, destacou.

Além dos defensores André Carneiro Leão e José Henrique Bezerra Fonseca, participaram do mutirão os defensores Gustavo Hahnemann, Djalma Pereira, Geraldo Vilar, Natália Alem, Maíra de Carvalho, Tarcila Maia, Luaní Melo, Marília Milfont e Barbara Melo, o servidor Francisco Sotero, os terceirizados Alufa Licutã e Helton Melo e cerca de dez estagiários da DPU no Recife.

A ação também teve o apoio do Coletivo Unificado População em Situação de Rua (PSR), que preparou e serviu lanche para essas pessoas após o atendimento no mutirão. Fazem parte do Coletivo Unificado PSR os grupos: Pastoral do Povo de Rua, Seja Mudança, Ronda Noturna, Comunidade dos Viventes, Pão Nosso de Cada Noite, Livres, Transformar, Projeto Dragão, Amma, Samaritanos, Cirineus, Anjos Missionários, Ronda, Casa da Rocha, Flores no Asfalto, Visão Mundial, Prosol, Projeto Fábrica, Jocum, Braços Abertos, Recife do Bem, CECPJ e Movimento População de Rua.


http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/32884-mutirao-da-dpu-atende-populacao-em-situacao-de-rua-no-recife