quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Assistentes sociais da DPU participam de congresso no Recife


Escolhidas por meio de seleção interna, servidoras da Defensoria Pública da União (DPU) participaram da 15ª edição do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), entre os dias 5 e 9 de setembro de 2016, no Centro de Convenções de Olinda (PE). As assistentes sociais destacaram a importância do encontro para a atividade prática na DPU. O resultado da seleção foi divulgado no Edital 78/2016, publicado no Boletim Eletrônico Interno 165/2016.

Com o tema os “80 anos do Serviço Social no Brasil – a certeza na frente, a história na mão”, o evento comemorou algumas datas significativas para a trajetória da profissão. Os 80 anos de criação do primeiro curso marca o início do serviço social no Brasil. Além disso, são 60 anos de fundação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e 20 anos das Diretrizes Curriculares.

A assistente social Simone Guerra, da DPU no Recife, afirmou que o CBAS é um evento de extrema relevância para o Serviço Social, na medida em que representa uma oportunidade de reavaliar a profissão e, consequentemente, repensar a prática cotidiana nas diversas áreas de trabalho. “Permite-nos realinharmos nossas intervenções, reafirmando nosso compromisso com o projeto ético e político da profissão na direção de defesa e garantia de direitos”, disse Guerra.


Maria Josélia Menezes, assistente social da DPU de Manaus, ressaltou que a participação no encontro foi uma boa oportunidade de formação continuada e conhecer as colegas da DPU de outros estados. “Foi muito bom para refletir a nossa prática para atender melhor os assistidos”, destacou Menezes.

“E também para ajudar a encontrar alternativas para as demandas que chegam para o nosso setor”, acrescentou a assistente social Kweila Melo, da DPU no Rio de Janeiro. Já Roberta Cunha, assistente social da DPU em Fortaleza, salientou que a troca de experiências entre as assistentes sociais da DPU mostrou a necessidade de formar um grupo nacional para padronização da prática do Serviço Social.