terça-feira, 2 de agosto de 2016

Programa Caminhos da Reportagem sobre o zika vírus e a microcefalia


Confira o programa Caminhos da Reportagem sobre o vírus Zika, com entrevista do defensor público chefe da DPU/Recife: https://youtu.be/nG3lBsxJrY0

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O Caminhos da Reportagem acompanhou o dia a dia de mães que, em decorrência do vírus do Zika, tiveram filhos portadores de microcefalia. A equipe do programa visitou Bahia, Pernambuco e Paraíba, estados com os menores índices de desenvolvimento humano do Brasil e que lideram o ranking de casos de mulheres contaminadas. Entre os entrevistados para o programa estão especialistas em Direitos Humanos, representantes de movimentos sociais, profissionais de saúde além das principais vítimas do zika vírus na região.

As políticas públicas de combate à epidemia e programas de assistência para essas mulheres ainda são frágeis. A epidemia que chamou a atenção do mundo todo, tem deixado suas principais vítimas na sombra. Donas de uma vida já difícil, centenas de mulheres pobres, negras, nordestinas agora carregam diariamente seus filhos em busca de uma cura improvável.

Para Ana Carla, mãe de uma menina com microcefalia e moradora do município de São Lourenço da Mata, na grande Recife, faltam os recursos básicos de infraestrutura para que possa seguir com o tratamento da filha com microcefalia. “O difícil é sair daqui cedo demais, pegar dois transportes, às vezes até três de madrugada, praticamente, com uma criança nuns ônibus superlotado. Eu gasto duas horas e meia de viagem para uma consulta de meia hora, no máximo”, lamenta a pernambucana.

Além de destacar a mudança na rotina das mães de bebês com microcefalia e a resposta das instituições sobre o que já feito por essas mulheres, o programa vai mostrar a importância da discussão sobre planejamento sexual e reprodutivo. A reportagem traz ainda algumas iniciativas empreendidas pelas próprias mulheres no sentido de se informar, proteger e de empoderamento diante das consequências da epidemia.

Reportagem: Débora Brito
Editor de Texto: Anna Karina de Carvalho
Editor de Imagem: André Eustáquio
Imagens: André Pacheco
Auxílio Técnico: Alexandre Souza
Produção: Paula Abritta
Arte: Dinho Rodrigues e André Maciel
Parceira: ONU Mulheres e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)