terça-feira, 30 de agosto de 2016

Famílias de crianças com microcefalia recebem orientação jurídica no Recife


Famílias de crianças com microcefalia receberam orientação jurídica da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife. A União de Mães de Anjos (Uma) procurou a DPU após surgirem muitas dúvidas entre as mães sobre a prioridade anunciada pelo Governo Federal no programa Minha Casa, Minha Vida. O encontro aconteceu no auditório da DPU, na sexta-feira (12).

O Governo Federal anunciou, em julho, uma mudança no programa Minha Casa, Minha Vida. A ação dará prioridade a famílias com crianças nascidas com microcefalia, dispensando-as do sorteio para serem incluídas no projeto. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.

Germana Soares, mãe de Guilherme, afirmou que as famílias estão cheias de dúvidas. “As informações estão muitos desencontradas. Sobre quem tem direito, onde tem que ir, a questão da renda”, explicou Soares.

O defensor público federal André Carneiro Leão, chefe da DPU no Recife, destacou que a DPU tem a função de orientação jurídica e que a reunião com as famílias serve para prestar esse serviço de fundamental importância. “Essa questão do Minha Casa, Minha Vida é nova e agora que vocês estão sendo beneficiadas, vamos entrar em contato com as instituições para dar um apoio a vocês”, disse Leão.

O encontro também serviu para as famílias terem informações sobre outras questões de competência da DPU, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas).

Reunião com o governo do estado


Leão reuniu-se também com representantes da Secretaria Estadual de Habitação e da Companhia Estadual de Habitação e Obras do governo do Estado de Pernambuco, Raquel Deiga, Sandra Pena, Ana Melo, Marieta Baltar e Leonardo Igrejas, para tratar da mudança no Minha Casa, Minha Vida em prol das famílias de crianças com microcefalia.

A gerente de projetos sociais, Raquel Deiga, afirmou que foi criado um grupo de trabalho para acolher essa mudança com uma forma de priorizar com as outras demandas. “Temos que ver a viabilidade, porque tem pessoas que ainda aguardam a moradia”, explicou Deiga.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/32722-familias-de-criancas-com-microcefalia-recebem-orientacao-juridica-no-recife