segunda-feira, 22 de agosto de 2016

DPU e Caixa realizam nova rodada de conciliação no Recife


Oito assistidos da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife foram convidados para participar da rodada de conciliação com a Caixa Econômica Federal Regional Recife na manhã dessa quarta-feira (17). A ação, que acontece mensalmente, contou com a tentativa de resolução administrativa de problemas com cartão de crédito, renegociação de dívidas, cobranças e saques indevidos.

E.P.S., 69 anos, contraiu um financiamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida em 2010. Em fevereiro de 2016, recebeu uma carta notificando que ela deveria pagar um valor de encargos de aproximadamente R$ 1.300. Como não sabia do que se tratava e nem tinha o dinheiro disponível, E.P.S. não efetuou o pagamento e procurou a DPU no Recife em maio.

Na rodada de conciliação, a Caixa apresentou uma proposta de pagamento em que a idosa pagará uma entrada no valor de R$ 620,55 e o restante do débito será incorporado ao saldo devedor do financiamento. “Eu não sabia o que era esse pagamento e agora eu sei. Tenho esse dinheirinho guardado e vou pagar”, afirmou E.P.S., que aceitou a proposta. “Em março de 2017 eu termino outro financiamento que tenho e vou reservar o dinheiro que sobrar para amortizar essa minha dívida”, completou a idosa.

Participaram da ação, representando a DPU no Recife, os defensores públicos federais Natália Cavalcanti Alem e Pedro de Paula Lopes Almeida, o economista Patrício Antônio Barbosa da Silva e a estagiária Maria Lúcia Pragana.