quinta-feira, 9 de julho de 2020

DPU no Recife realizou mais de 4 mil atendimentos de auxílio emergencial




A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife já realizou, até essa quarta-feira (8), 4.250 atendimentos e foram abertos 1.096 processos de assistência jurídica (PAJ) para resolver os problemas dos cidadãos com o benefício assistencial do Governo Federal em razão da pandemia do novo coronavírus. Também existem mais de 700 casos que aguardam documentação para que o processo seja iniciado.

A DPU está atendendo casos de negativas de auxílio emergencial desde o mês de abril. Em todo o país já foram 140.335 atendimentos com 46.361 PAJs abertos. Em Pernambuco, foram 5.241 atendimentos com 1.866 PAJs instaurados nas três unidades da DPU no Estado de Pernambuco.
A DPU no Recife realizou em média 200 atendimentos por dia até a semana passada. A partir dessa segunda-feira (6), com algumas medidas implementadas, a unidade pretende aumentar o atendimento para cerca de 280 pessoas.

Em todas as unidades do país, a DPU não está atendendo ao público de forma presencial e cada unidade tem independência para estabelecer suas formas de contato remoto, considerando suas especificidades. A DPU no Recife estabeleceu dois telefones para ligações e um número para mensagens de WhatsApp. Atualmente, a unidade da capital pernambucana conta apenas com 10 defensores em atividade na primeira instância da Justiça Federal, responsáveis pelos casos de auxílio emergencial que chegam.

Com a divulgação do acordo feito entre a DPU e o Ministério da Cidadania, houve sobrecarga nos canais de atendimento e aumento na demanda de novos pedidos, acima da capacidade de atuação da instituição. Os pedidos de auxílio emergencial são negados por meio de robô, de forma automática, mas a análise feita pela Defensoria é manual, caso a caso, por isso não há como dar o retorno na mesma velocidade.

Alternativas

O Ministério da Cidadania já divulgou que irá disponibilizar uma plataforma para permitir a contestação da negativa do pedido pelo próprio cidadão. Enquanto não é lançada, o cidadão pode apresentar seu caso diretamente aos Juizados Especiais Federais (JEFs). Para realizar a atermação nos JEFs do Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, o cidadão deverá enviar petição inicial para o e-mail distjef@jfpe.jus.br.

Informação

A DPU lançou um site sobre o auxílio financeiro emergencial, onde o cidadão pode tirar dúvidas e encontrar informações sobre a atuação do órgão nos casos de pedido de contestação do indeferimento, além de obter dados sobre o atendimento em todo o Brasil. 
Acesse https://www.dpu.def.br/dpucontraocoronavirus e saiba mais sobre a atuação da DPU.

JRS/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União