terça-feira, 28 de julho de 2020

Benefício é reativado após atuação itinerante da DPU em Tejucupapo (PE)


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife levou o projeto itinerante DPU para Todos para o município de Goiana em maio de 2019. Além de atender na área central da cidade, defensores e servidores se deslocaram para distritos próximos. No Distrito de Tejucupapo, a DPU foi procurada pela senhora J.F.C., de 67 anos, analfabeta e desempregada, que teve o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) suspenso. Representantes da DPU no Recife atuaram administrativamente no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e garantiram a reativação do benefício da cidadã.

A atuação extrajudicial começou logo após o final do itinerante. O primeiro ofício foi enviado para a sede do INSS em Goiana, mas obteve retorno informando que o caso estava vinculado à agência de Jaboatão dos Guararapes. Novo ofício foi expedido para o INSS dessa localidade.

Na época, a agência de Jaboatão estava fechada e novo ofício precisou ser encaminhado para a gerência central do INSS, na Avenida Mário Melo, no Recife, sendo o seu teor reiterado mais duas vezes pela Defensoria. Em junho de 2020, a DPU recebeu uma resposta positiva, via e-mail, do Instituto Nacional de Seguro Social, informando sobre a reativação do benefício e pagamento dos atrasados.

J.F.C. precisará comparecer na agência bancária informada, portando seus documentos pessoais, para a liberação do crédito relativo às parcelas de abril de 2018 até agora.

ACAG/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União ​

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/58073-beneficio-e-reativado-apos-atuacao-itinerante-da-dpu-em-tejucupapo-pe