segunda-feira, 29 de abril de 2019

Coordenação cível faz treinamento interno no Recife


A Defensoria Pública da União no Recife realizou novo treinamento para servidores, terceirizados e estagiários que atuam no setor de atendimento ao público da unidade na manhã desta sexta-feira (26). O tema dessa vez foi vinculado à abertura dos processos de assistência jurídica (PAJ) na área cível.

O treinamento foi ministrado pelas defensoras públicas federais Fernanda Ferreiro Camelo dos Santos, coordenadora dos Ofícios Cíveis da DPU no Recife, e Nathália Laurentino Cordeiro Maciel, coordenadora substituta. As defensoras destacaram vários pontos da Resolução CSDPU 133, de 7 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a concessão de assistência jurídica gratuita na DPU, indicaram documentos que sempre devem ser solicitados e criaram uma nova rotina de atendimento para os PAJs de saúde.

“Criamos um formulário, uma carta, com todos os documentos necessários. Uma cópia fica no PAJ e outra fica com o assistido, para que ele fique ciente de que a atuação só vai poder se iniciar quando todos os documentos forem entregues”, destacou a defensora Fernanda Camelo.


A renda per capita e gastos extraordinários também foram pontos abordados. “Gastos extraordinários são gastos com saúde, procedimentos ou remédios não fornecidos pelo SUS”, enfatizou Fernanda Camelo e Nathália Laurentino complementou. “É necessário que a renda do assistido fique destacada na narrativa do PAJ, principalmente se for acima do limite estabelecido pela DPU, para que o defensor possa ter clareza e analise o pedido no início do processo”, disse.