sexta-feira, 26 de abril de 2019

Conselho Penitenciário de Pernambuco dá posse a novos representantes da DPU


A Defensoria Pública da União (DPU) do Recife manteve sua representatividade no Conselho Penitenciário de Pernambuco com a posse de dois novos defensores públicos federais, como conselheiro e suplente, na manhã desta quinta-feira (25), na sede do Copen/PE, que fica localizada no centro da capital pernambucana. A DPU possui representantes no Conselho desde 2014.


Os defensores André Carneiro Leão, na qualidade de conselheiro titular, e Geraldo Vilar Correia Lima Filho, como suplente, foram designados para assumir o Conselho Penitenciário de Pernambuco por meio da Portaria GABDPGF n° 944, de 15 de outubro de 2018. A indicação seguiu para o Governo do Estado de Pernambuco e o ato de designação n° 4678 foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 23 de março de 2019.


“Sejam muito bem-vindos. A DPU lutou muito para entrar no Conselho antes de 2014. Eu lembro bem, acompanhei de perto essa luta. E a atuação dos defensores na gestão anterior foi muito importante”, destacou Jorge da Costa Pinto Neves, presidente do Conselho, no ato de posse.

André Carneiro Leão, titular do Ofício Regional de Direitos Humanos de Pernambuco (DRDH/PE), também acompanhou de perto essa busca por representatividade da DPU no Copen-PE antes de 2014. “Lutamos bastante para que a Defensoria tivesse assento no Conselho naquela época. O Copen é muito importante para democratizar a execução penal e fiscalizar o sistema penitenciário. Então, manter a voz da DPU nesse espaço é fundamental”, enfatizou o defensor. Após o ato de posse, os conselheiros realizaram normalmente uma das reuniões semanais.


Conselho Penitenciário

É um órgão colegiado com funções consultivas e fiscalizadoras. Segundo o artigo 70 da Lei 7.210 de 1984, que institui a Lei de Execução Penal, são atribuições do conselho: emitir parecer sobre indulto e comutação de pena, inspecionar os estabelecimentos e serviços penais, apresentar relatório de trabalho ao Conselho de Política Criminal e Penitenciária, supervisionar os patronatos e dar assistência aos egressos.

O Conselho Penitenciário de Pernambuco está localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Recife. Além das atribuições previstas em lei, também realiza solenidades de livramento condicional, participa das reuniões do programa Pacto pela Vida e do CNJ e realiza inspeções anuais nas unidades do sistema penitenciário do Estado. Os conselheiros realizam duas reuniões semanais, às terças e quintas-feiras, sempre no período da manhã. Seus membros têm mandato de quatro anos.


Além de André Carneiro Leão e Geraldo Vilar como representantes da DPU e Jorge Neves como presidente, o Conselho tem como titulares e suplentes as defensoras estaduais Joanna Malheiros Feliciano e Marília Tenório Cardoso, o procurador da república Fábio Holanda Albuquerque e os advogados Pedro Paulo Spencer Soares, Samuel Rodrigues dos Santos Salazar, Yuri Azevedo Herculano, Bruno César Machado Torres Galindo, Danielle Cavalcanti de Almeida Castro, Albanice Santos Pinheiro Gonçalves, Renata Cristina C. de Barros e Paula Guimarães, Maurício Bezerra Alves Filho e Diego Henrique Barreto Araújo Barbosa.

ACA/MRA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União