quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DPU faz nova vistoria em hospital que trata pacientes com câncer de mama no Recife


Seguindo as vistorias executadas pela Defensoria Pública da União (DPU) em hospitais que atuam no tratamento do câncer de mama em todo o país, a unidade do Recife fez uma nova ação na manhã desta terça-feira (25) visitando o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, localizado no bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana. A vistoria tem o objetivo de verificar as marcações de exames e consultas, os equipamentos e tratamentos disponibilizados pela unidade hospitalar na área de mastologia.

“Dando continuidade à ação de vistorias iniciada na última quarta-feira com o Hospital do Câncer aqui no Recife, resolvemos vistoriar dessa vez o Hospital Oswaldo Cruz, que também é uma unidade de referência para casos de alta complexidade. Viemos para conhecer a realidade do hospital e ajudar nos possíveis problemas”, destacou o defensor público federal Djalma Pereira.

No Oswaldo Cruz, a equipe da DPU no Recife foi recebida pela diretora da unidade, Izabel Avelar, e pelo diretor médico, Gustavo Trindade. A direção indicou a superintendente de planejamento do hospital, Marcia Crócia, para acompanhar a equipe pelos setores de radiologia e mastologia. No setor de mastologia, a equipe teve uma reunião com o gerente médico da área, João Esberard.

“O serviço de mastologia precisa tratar o paciente como um todo. É isso que fazemos aqui”, afirmou o médico João Esberard. O tratamento multidisciplinar pôde ser constatado em uma das conversas com pacientes que estavam no hospital no momento da vistoria. E.A.S. fez todo o tratamento do câncer de mama no Oswaldo Cruz e segue realizando sessões de fisioterapia na própria unidade hospitalar. “Passei uns quatro meses para fazer a mamografia, aí fiz a biopsia no mesmo mês e a cirurgia um mês depois”, disse a paciente, que continua recebendo o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por ainda não ter condições para trabalhar.

“Soubemos de alguns redirecionamentos de paciente de um hospital para outro nos casos menos graves. Vamos tentar contato com a Secretaria de Saúde e repassar todas as informações para o ofício regional de direitos humanos da DPU para uma análise mais apurada”, destacou Djalma Pereira.

Segundo o defensor público-chefe da DPU no Recife, Igor Roque, alguns dos problemas identificados pelas pacientes abordadas são referentes aos equipamentos. “Os pacientes não têm muitas queixas e, quando têm, referem-se aos equipamentos. Mas são questões que aparentemente são rapidamente solucionadas. De qualquer forma, quando um equipamento quebra, a população acaba ficando um intervalo de tempo desassistida. Vamos analisar o que esse tipo de situação causa para a população, no que se refere ao tratamento, com o objetivo de solucionar o problema ou viabilizar alternativas”, finalizou Igor Roque.


Além dos defensores Djalma Pereira e Igor Roque, participaram da vistoria o defensor Renato Moreira, os médicos peritos da DPU no Recife Claudio Cunha e Ronaldo Doering, o servidor Joás Dinarte e os estagiários Eloah Galindo, Cecília Brêda e Gilmar Ferraz.