quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Hospital de Câncer de Pernambuco é vistoriado por representantes da DPU


Uma equipe formada por dois defensores públicos federais, um médico perito, um servidor e dois estagiários da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife realizou, na manhã dessa quarta-feira (19), uma visita ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) com o objetivo de verificar as condições da unidade hospitalar no que se refere ao tratamento de câncer de mama. A ação faz parte das atividades do 1° Dia Nacional de Vistorias nos Centros e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia que está ocorrendo simultaneamente em 18 cidades brasileiras.

Na capital pernambucana, a unidade hospitalar escolhida foi o Hospital de Câncer de Pernambuco. “O HCP é um centro de referência e servirá como base para avaliarmos os demais hospitais que trabalham com oncologia nas próximas visitas”, destacou o defensor público federal Djalma Pereira, que fez a vistoria juntamente com o defensor Renato Moreira, o médico perito Cláudio da Cunha, o servidor Joás Dinarte e os estagiários Renan Pacheco e Paloma Gouveia.

A equipe chegou ao HCP por volta das 10h da manhã, sendo recebida pela superintendente Administrativa Cláudia Barbosa e acompanhada nas dependências do hospital pelo superintendente Técnico Fábio Malta. A equipe vistoriou os setores de Triagem e o serviço de mama, conversando com médicos, servidores e pacientes.

“A estrutura física do HCP está dentro do padrão esperado. Existe um maquinário bom para realizar os tratamentos. Eles conseguem fazer as mamografias e biopsias com muita rapidez. Os prazos de execução também estão dentro do esperado”, afirmou o médico perito da DPU no Recife, Cláudio da Cunha Cavalcanti Neto. “Fiquei impressionado com a estrutura e com os serviços do HCP”, complementou o defensor Renato Moreira Torres e Silva.

M.A., de 45 anos e moradora do município de Carpina, foi uma das pacientes abordadas na vistoria. Ela respondeu alguns questionamentos sobre o tratamento da sua doença e sobre as condições da unidade hospitalar. A paciente informou que fez uma mamografia no primeiro dia que procurou o HCP. Um mês depois fez uma cirurgia de verificação e ficou comprovado o câncer de mama. Dois meses se passaram e ela fez a cirurgia de retirada do câncer. Nesse momento, M.A. está realizando o tratamento quimioterápico. “Eu não tive problema nenhum aqui, só tenho que elogiar”, disse a paciente.

O Hospital de Câncer de Pernambuco possui 269 leitos em nove enfermarias, oito salas de cirurgia, 14 leitos de pediatria, 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 22 leitos para urgências. No mês de setembro foram feitas 1.027 triagens, das quais 312 foram encaminhadas para o serviço de mama, e 10.505 consultas ambulatoriais, das quais 2.139 foram no setor de mama. Outro dado que chamou a atenção da equipe foi que cerca de 70% dos pacientes atendidos no HCP são da Região Metropolitana do Recife, sendo os demais do interior do Estado. Todos os atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outubro Rosa - Considerando que o mês de outubro é usado para estimular a prevenção do câncer de mama nas mulheres, sendo chamado de Outubro Rosa, a Defensoria se uniu à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e ao Sindicato dos Médicos para fazer um dia de vistorias em centros e unidades de oncologia em todo o Brasil. Além do Recife, a mesma atuação estava prevista para acontecer em João Pessoa, Brasília, Rio de Janeiro, São Luiz, Florianópolis, São Paulo, Vitória, Belém, Porto Velho, Porto Alegre, Cuiabá, Fortaleza, Curitiba, Feira de Santana, Salvador, Rio Branco, Belo Horizonte e Macapá.