terça-feira, 4 de outubro de 2016

Defensor ouve Aeronáutica sobre ações de despejo em Fernando de Noronha


O defensor público chefe da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, Igor Roberto Albuquerque Roque, participou de duas reuniões nesse mês de setembro com representantes da Aeronáutica em Pernambuco para debater possíveis soluções para as ações habitacionais movidas contra os ilhéus de Fernando de Noronha. A primeira reunião aconteceu no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta III), com a presença da Administração da ilha, e a segunda ocorreu no Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar). 

No dia 20 de setembro, o defensor Igor Roque visitou o Coronel Eduardo Miguel Soares, aviador comandante do Cindacta III, no bairro Jardim Jordão, no Recife. Além do defensor, participaram da reunião o administrador de Noronha, Luís Eduardo Antunes; o diretor de infraestrutura e obras da ilha, Daniel Bezerra; e o assessor jurídico do Cindacta III, coronel Roberto Cardoso.

"A DPU atua também com a solução extrajudicial dos conflitos. Esse é um dos fatores que me fizeram marcar essas reuniões", destacou Igor Roque, que esteve no arquipélago de 29 de agosto a 1º de setembro conversando com a população que está sofrendo ações de despejos na ilha, movidas pela Aeronáutica e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A segunda reunião aconteceu na última segunda-feira (26), no bairro de Boa Viagem, com a presença do comandante do II Comar, major-brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar; da assessora jurídica, tenente Eliege Gomes; e do chefe do setor de patrimônio do Comar, coronel Robson Macedo. Durante o encontro, foram apresentadas plantas baixas da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha e da área militar próxima, destacando os locais de moradia que foram alvo de ações de reintegração de posse movidas pela Aeronáutica.

"Nós somos os representantes da segurança aérea e Noronha é um ponto fundamental para a segurança do espaço aéreo nacional. Existe uma área delimitada para a segurança do local e algumas moradias estão ultrapassando esses limites de forma irregular, ocasionando inclusive cancelamento de operações aéreas. Precisamos preservar a área do destacamento e da pista para a segurança aérea da ilha e da própria população", explicou o major-brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar.

"Precisamos escutar todas as partes da ação para tentar resolver o problema da melhor forma. Já escutamos a população e foi muito importante escutar a Aeronáutica", finalizou Igor Roque, que se prontificou a marcar uma nova reunião entre a DPU, o Comar e a Administração de Fernando de Noronha para debater a área cedida pela Aeronáutica ao Governo de Pernambuco para a construção de moradias após a alteração do plano de manejo da ilha.

http://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/33357-defensor-ouve-aeronautica-sobre-acoes-de-despejo-em-fernando-de-noronha