terça-feira, 4 de outubro de 2016

DPU no Recife vai a rádio comunitária da Ilha de Deus para destacar direitos

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu uma manhã de orientação jurídica nessa sexta-feira (30) na Ilha de Deus, localizada no bairro da Imbiribeira, na capital pernambucana. Além de uma entrevista na Rádio Boca da Ilha, que é transmitida ao vivo por meio de caixas de som espalhadas pela comunidade, os defensores públicos federais também estavam disponíveis na sede da Ação Comunitária Caranguejo Uçá (ACCU) para tirar dúvidas da população.
 
Entre as 10h e as 12h da manhã, os defensores Djalma Pereira e Tarcila Maia foram entrevistados na Rádio Boca da Ilha, que é mantida pelo núcleo de comunicação da ACCU dentro da Ilha de Deus. Os defensores explicaram o que é a Defensoria Pública, as diferenças entre a Defensoria Estadual e a da União, além dos benefícios previdenciários mais buscados pela comunidade tradicional pesqueira da área. "Precisamos sempre destacar as atividades da DPU. A população mais carente é o foco da nossa atuação e, por isso, precisamos nos fazer presentes nas comunidades quando possível", afirmou Djalma Pereira.

"A pessoa precisa pedir o benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, caso seja negado, procurar a Defensoria Pública da União. No caso da atividade pesqueira, que é o principal trabalho dos moradores da Ilha de Deus, o problema poderá ser o fato de o INSS não reconhecer a qualidade especial do segurado", afirmou Tarcila Maia, chefe substituta da DPU no Recife, destacando a documentação que poderá servir para comprovar a atividade pesqueira.

A ação na Ilha de Deus foi marcada no início de setembro, durante uma reunião com o Conselho Pastoral dos Pescadores. "Estamos enfrentando um momento de restrição de atendimento da DPU no Recife, tanto pelo princípio de incêndio na unidade quanto pelo movimento nacional grevista dos defensores públicos federais. Mas a ação havia sido marcada antes disso tudo e, como a comunidade já havia sido avisada, resolvemos manter essa ação em respeito aos moradores da Ilha de Deus", explicou a defensora.

Enquanto ocorria a entrevista na rádio comunitária, os defensores Geraldo Vilar, José Henrique Bezerra, Carolina Cicco e Luaní Melo estavam na sala ao lado tirando dúvidas jurídicas da população da ilha. Surgiram dúvidas trabalhistas, indenizatórias e previdenciárias. A esposa de J.A.S., de 57 anos, escutou na rádio que a DPU estava na ilha e foi ver como estava o processo do marido, referente ao saque do PIS/PASEP. "Por coincidência, quando abrimos o PAJ [Processo de Assistência Jurídica] do assistido, vimos que a DPU foi intimada nessa sexta-feira para conhecimento da sentença do caso", disse a defensora Luaní Melo, que informou o teor da sentença para a esposa do assistido, alertando que ainda cabe recurso da parte contrária.

As demais atuações nas comunidades tradicionais pesqueiras localizadas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Goiana, Tamandaré e Sirinhaém foram temporariamente desmarcadas até a volta ao normal do atendimento ao público na unidade da DPU no Recife.

http://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/33356-dpu-no-recife-vai-a-radio-comunitaria-da-ilha-de-deus-para-destacar-direitos