quinta-feira, 13 de outubro de 2016

DPU participa do Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário no Recife



O XII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), teve a participação da Defensoria Pública da União no Recife. O evento ocorreu de 6 a 8 de outubro, em Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, e teve cerca de 750 participantes.

A defensora pública federal Ana Carolina Erhardt, que representou o defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, destacou que a participação da DPU no congresso promovido pelo IBDP coincidiu com o dia de lançamento da campanha "O que será do amanhã? DPU está atenta: Reforma da Previdência não pode ser retrocesso."

De acordo com Erhardt, os temas debatidos no evento têm como eixo central essa discussão que toca não apenas ao Direito Previdenciário, como também aos direitos fundamentais sociais como um todo. "A DPU colocou-se à disposição da comunidade de advogados e do IBDP para contribuir com o debate crítico e propositivo sobre tão sensível temática social”, afirmou a defensora.

Nos três dias de evento, foram realizadas 14 palestras e 21 oficinas de discussão, que, segundo a organização do congresso, são o ponto alto do evento, por possibilitarem o debate direto e a troca de ideias dos participantes com os professores, aprofundando assim cada tema em pauta. Também aconteceram sete estudos de casos concretos, com uma abordagem diferenciada.

Entre os temas do encontro que foram discutidos: desaposentação, aposentadoria rural, aposentadoria especial, benefícios por incapacidade, processo previdenciário sob o enfoque do novo CPC, previdência complementar, planejamento previdenciário e pensão por morte.
“A legislação brasileira em matéria previdenciária sofreu alterações significativas e poderá passar por uma grande reforma ainda neste ano, por isso a importância de encontros como esse”, pontuou a presidente do IBDP, Jane Berwanger.
Campanha - O que será do amanhã? Com essa pergunta a Defensoria Pública da União (DPU) lançou, na última quinta-feira (6), campanha do mês do idoso. Com o subtítulo “DPU está atenta: reforma não pode ser retrocesso”, o objetivo é discutir a proposta de reforma da previdência anunciada pelo governo federal. A premissa é que nenhuma mudança implique em perda de direitos aos aposentados.

http://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/33445-dpu-participa-do-congresso-brasileiro-de-direito-previdenciario-no-recife