quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DPU garante permanência de famílias na Vila de Pescadores do Jaraguá em Maceió

Mais de 70 famílias que residem na Vila de Pescadores do Jaraguá, em Maceió (AL), se beneficiaram com a suspensão dos efeitos da sentença que, por antecipação de tutela, havia determinado a desocupação da área na próxima quarta-feira (10). A Defensoria Pública da União (DPU) atuou na defesa dos habitantes do local.

A sentença proferida resulta de Ação Civil Pública ajuizada perante a Seção Judiciária de Alagoas, tendo em vista o interesse da União e do Município de Maceió na retirada dos moradores da região, em virtude de projeto de urbanização.

Ao atuar na defesa das famílias, a DPU em Maceió interpôs duas apelações: uma em nome da Associação de Pescadores e outra da Coletividade Invasora da Favela do Jaraguá, composta pelos não associados, mas que também são pescadores e residem na localidade há anos.

A DPU argumentou que essa população ocupa a área e exerce atividade pesqueira há décadas, motivo pelo qual não poderia ser afastada da região, sob pena de comprometer sua sustentabilidade. Também se destacou a nulidade da sentença, uma vez que não teria havido a representatividade adequada dessa população tradicional na ação coletiva.

Como as apelações foram recebidas apenas no efeito devolutivo, a DPU em Maceió interpôs dois agravos de instrumento, em favor da Associação e da Coletividade, a fim de garantir que a sentença não produzisse seus efeitos até o julgamento final do processo pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Após trabalho da Defensoria Pública da União em Recife perante o TRF5 garantiu-se a permanência dos assistidos na Vila de Pescadores do Jaraguá. 

Publicação: http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23358:dpu-garante-permanencia-de-familias-na-vila-de-pescadores-do-jaragua&catid=79&Itemid=220