terça-feira, 13 de julho de 2021

DPU atua para garantir vacinas aos indígenas não aldeados em Pernambuco

 


Com o recebimento de diversas reclamações de indígenas em contexto urbano não vacinados em Pernambuco, a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife passou a atuar para garantir a imunização contra a Covid-19 dessa parcela da população no Estado. Após atuação extrajudicial, a Coordenação do Programa Estadual de Imunização (CPEI/PE) confirmou, na última sexta-feira (09), o envio de 10.200 doses da vacina Pfizer para os municípios pernambucanos com foco nos povos indígenas não aldeados.

As primeiras reclamações foram recebidas no início de 2021 pelo defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco (DRDH/PE), André Carneiro Leão, e passaram a ser também acompanhadas pela DRDH/PE substituta, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, em junho. No dia 09 de junho de 2021, houve uma reunião online para debater a vacinação de todos os indígenas, em especial os não aledados, onde foram convidados a DPU no Recife, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE) e as Secretarias Municipais de Saúde de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira, Poção, Buíque, Tupanatinga, Águas Belas, Ibimirim, Inajá, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Tacaratu, Petrolândia, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó, Salgueiro, Mirandiba e Carnaubeira da Penha.

Na ocasião, os municípios foram orientados a fazer um levantamento de dados, a fim de viabilizar a programação para a vacinação dos indígenas em contexto urbano. Nova reunião foi realizada no dia 16 e a DRDH/PE substituta, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, reforçou a necessidade de acelerar essa ação com os não aldeados. Mais ofícios foram enviados para a CPEI/PE, além de contatos com os representantes da Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (ASSICUKA) e da Articulação dos Povos Indígenas do Contexto Rural Urbano e Migrante do Estado de Pernambuco (APICRUMPE).

Na última sexta-feira, 09 de julho, a Coordenação do Programa Estadual de Imunização informou que foram mapeados 10.067 indígenas em contexto urbano nos municípios de Pernambuco e que, por isso, foram enviadas 10.200 doses da vacina Pfizer para as cidades mapeadas. A DRDH/PE substituta aguarda o cumprimento da vacinação dos indígenas não aldeados.

ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/63382-dpu-atua-para-garantir-vacinas-aos-indigenas-nao-aldeados-em-pernambuco