quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Visita de estudantes no Recife é finalizada com evento ‘DPU para a Vida’



Cerca de 25 alunos do curso de Direito da Faculdade Damas participaram de uma visita guiada na Defensoria Pública da União (DPU) no Recife na tarde da última sexta-feira (11). A visita institucional foi uma atividade complementar promovida pela defensora pública federal Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, também professora da faculdade. O tour foi finalizado no auditório da unidade com a palestra “Da DPU para a Vida”, com a presença de dois ex-estagiários da casa.

A visita teve início por volta das 14h30 pelo setor de atendimento ao público, onde contou com a explanação dos servidores Francisco Rodrigues Sotero Caio, supervisor do atendimento, e Tereza Cristina Cerqueira da Veiga Pessoa, atendente. Na sequência, seguiu para os andares dos gabinetes dos defensores. Nessa etapa, a atividade contou com a participação do defensor Fernando da Cunha Cavalcanti, explicando como é o trabalho na área Regional.


A última parte da visita guiada foi no auditório, onde o defensor Ricardo Russell Brandão Cavalcanti estava esperando o grupo para dar início à palestra “Da DPU para a Vida”, ao lado de dois ex-estagiários da DPU no Recife: Pedro Josephi e Eduardo Pellerin. Os ex-estagiários foram convidados para falar um pouco das suas experiências na Defensoria e como isso refletiu nas suas carreiras.


Eduardo Pellerin estagiou na DPU no Recife entre 2014 e 2015 e, atualmente, é especialista em Direito Civil. “A Defensoria Pública da União foi o meu melhor estágio em termos de aprendizado. Eu estagiei em outros lugares, mas o conhecimento que eu adquiri foi um diferencial muito grande. Aqui eu fiz aproximadamente umas 100 peças, entre petições e recursos, além de ter tido contato com diversas áreas, uma vez que eu estagiei na área Regional”, lembrou Pellerin. 

Já Pedro Josephi foi estagiário da casa em meados de 2011. “A experiência que eu tive com a DPU conseguiu nortear minha atuação profissional, enquanto advogado, enquanto professor, no que se refere à sensibilidade para as questões minuciosas da vida cotidiana da população”, destacou Josephi. Atualmente, ele é professor da Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP), vice-presidente da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini, advogado sócio da JM Advogados Associados e um dos coordenadores da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. 

“A sensação de voltar na DPU para esse evento foi a melhor possível, porque podemos trocar experiências, falar um pouco do quanto a Defensoria influenciou na minha carreira profissional, nas minhas escolhas profissionais. O que eu posso deixar como dica para os estagiários é que aproveitem ao máximo aquilo que a DPU pode oferecer, seja no contato com os defensores, seja no contato com outros colegas estagiários, seja no contato com a população”, finalizou Pedro Josephi.

ACAG/MRA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União