sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Grupo interinstitucional de apoio aos migrantes reúne-se na DPU no Recife


Quinze integrantes do grupo interinstitucional de apoio aos migrantes em Pernambuco voltaram a se reunir na sede da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife na manhã dessa quarta-feira (13). No encontro, o defensor público federal André Carneiro Leão contou sua experiência no atendimento a venezuelanos em Pacaraima (RR).

O defensor abriu a reunião falando sobre sua rápida passagem por Pacaraima, entre 7 e 16 de janeiro. A DPU vem designando defensores públicos federais para atuar no Estado de Roraima, diante da grave situação de vulnerabilidade dos cidadãos venezuelanos, indígenas e não indígenas. “O perfil dos venezuelanos em Pacaraima é bem diverso. Isso torna a operação muito mais complexa. Mas, pelo que pude observar, o fluxo está funcionando, na medida do possível”, destacou o defensor. Ele citou ainda as situações de crianças e índios que estão entrando no Brasil sem documentação, os problemas de falta de abrigo e o clima de tensão que existe no local entre brasileiros e venezuelanos.

A “Operação Acolhida” ou “Missão Roraima” está focada no atendimento e na garantia dos direitos dos imigrantes venezuelanos que, em grande parte, chegam ao Brasil pela cidade de Pacaraima. A DPU, dentre outros órgãos e instituições, está atuando na regularização migratória dessas pessoas e no combate às graves violações de direitos humanos no local, além de servir de articulador entre órgãos e agências internacionais na fronteira.

Outros pontos apontados pelo grupo para debate foram as definições estruturais para a criação de um comitê; possíveis espaços de capacitação do grupo; os entraves burocráticos para o retorno dos migrantes a seu país de origem; situações de trabalho análogo ao escravo com migrantes; abuso e exploração sexual com migrantes mulheres e LGBT; legislação vigente e novas legislações necessárias.

O grupo interinstitucional de apoio aos migrantes em Pernambuco conta com representantes da DPU, do Ministério Público de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, do Governo do Estado, do Conselho de Psicologia, de grupos de apoio na área, pastorais e civis interessados na temática.

ACAG/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União