terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

DPU no Recife leva atendimento jurídico a moradores de palafitas dos Coelhos

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participou de uma ação voltada para moradores de palafitas da comunidade dos Coelhos, na manhã desse domingo (24). Além da orientação jurídica, houve café da manhã, atendimento odontológico e médico, recreação infantil e doação de roupas, brinquedos e kit higiene. O mutirão aconteceu na Casa de Frei Francisco, do Instituto Dom Helder Câmara, localizada na região central da capital pernambucana.

Cerca de 250 pessoas que moram nas palafitas dos Coelhos foram previamente inscritas para serem atendidas na ação. Saque do Programa de Integração Social (PIS) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, problemas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e aposentadorias foram alguns dos casos recorrentes nos atendimentos da Defensoria.

A senhora S.M.S.N., 53 anos, queria saber como a DPU poderia ajudá-la para conseguir marcar consultas no SUS. “Eu tenho problema cardíaco e acho que vai ser caso de transplante. Eu só consigo ser atendida por médico quando sou internada. Nas marcações você espera não sei quantos meses. Eu vou morrer desse jeito”, destacou. Já o senhor J.M.A.S., de 47 anos, procurou o mutirão para pegar informações de como sacar o PIS e o FGTS. “Uma vizinha minha me ajudou a conseguir o auxílio-saúde, mas depois ela parou de me ajudar. Eu fui na Caixa mas eles não me explicaram direito. Já andei muito”, ressaltou.

Segundo o defensor José Henrique Bezerra Fonseca, essa ação surgiu a partir do contato que ele tem com grupos sociais e organizações não governamentais (ONGs) que atuam diretamente com pessoas em situação de rua e outros grupos vulneráveis. “Alguns desses grupos visitaram os moradores de palafitas e pensou-se nessa ação especificamente para eles. Então, coloquei a DPU à disposição”, disse o defensor, complementando. “Esse tipo de atuação é muito importante para a DPU. Podemos sair dos gabinetes e ir para o ambiente onde reside nosso principal público-alvo, que são aquelas pessoas em extrema vulnerabilidade social”.

Também atuaram na ação representando a DPU no Recife os defensores André Carneiro Leão, Tarcila Maia Lopes e Fernanda Ferreira dos Santos, além dos servidores Francisco Sotero e Mario Peixoto. O mutirão contou com a colaboração do Projeto Bem-Ti-Vis, Jocum Marco Zero, Projeto Resgate, Samaritanos, DPU, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), Espalhando Luz, Projeto Pro Sol, Iniciativa Pé na Rua e Grupo Restaurando a Alegria.

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/49155-dpu-no-recife-leva-atendimento-juridico-a-moradores-de-palafitas-dos-coelhos