quarta-feira, 17 de maio de 2017

Metrô do Recife recebe mutirão de orientação jurídica da DPU


Iniciando a programação da semana do Dia Nacional da Defensoria Pública na capital pernambucana, defensores e demais servidores da Defensoria Pública da União promoveram um mutirão de orientação jurídica na manhã dessa segunda-feira (15), na estação central do metrô do Recife. Das 9h às 12h, os usuários do metrô puderam tirar dúvidas jurídicas e receberam os encaminhamentos necessários para seus problemas.

“O objetivo dessa ação é levar aos usuários do metrô o conhecimento a respeito da atuação da Defensoria Pública da União. A estação central de metrô do Recife é um lugar com grande fluxo de pessoas e nós acreditamos que parte dos usuários do metrô também podem ser potencialmente usuários dos nossos serviços”, destacou o defensor público-chefe da DPU no Recife, Pedro de Paula Lopes Almeida, que esteve no mutirão junto com os defensores Gustavo Hahnemann e Carolina Cicco, além do servidor Francisco Sotero e dos terceirizados, que atuam no atendimento da unidade, Isabela dos Santos e Nadínias Júnior.

R.A.A., de 64 anos, procurou a DPU no metrô depois de ver a divulgação da ação na televisão logo cedo. “Eu tenho câncer de garganta. Pedi um auxílio-doença no INSS que foi negado. Preciso de ajuda, pois moro só e não tenho nenhuma renda”, disse. O assistido foi orientado a ir novamente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pedir o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) ou aguardar completar 65 anos para pedir a aposentadoria por idade.

Já S.B.S., 65 anos, parou apenas para tirar uma dúvida. “Recebo pensão por morte do meu marido, mas queria saber se também posso dar entrada na minha aposentadoria para receber os dois?”, questionou. Ela foi informada que não é possível receber acumuladamente os benefícios de pensão por morte e aposentadoria. Considerando o fato dela nunca ter trabalhado de carteira assinada, apenas como dona de casa, foi orientada a manter o recebimento da pensão por morte.

Comemorações pelo Dia da Defensoria Pública


Durante o período da tarde dessa segunda-feira, uma equipe da DPU no Recife atuará no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, zona norte da cidade. Na quarta-feira (17), das 14 às 18h, será promovido um minicurso intitulado Proteção a grupos vulneráveis: padrões de respeito no seu atendimento, afirmação de direitos e prevenção à revitimização, na sede da DPU no Recife, no bairro da Boa Vista, região central da capital. Já na sexta-feira (19) – Dia Nacional da Defensoria Pública, às 10h, assistidos serão chamados à DPU para receberem a comunicação de vitórias judiciais no Dia da Vitória.