terça-feira, 23 de maio de 2017

DPU no Recife comemora 19 de maio com nova edição do Dia da Vitória


O dia 19 de maio é considerado o Dia Nacional da Defensoria Pública desde 2002, quando foi publicada a Lei 10.448. Todos os anos, a Defensoria Pública da União no Recife busca fazer suas comemorações voltadas para o público atendido pelo órgão. Em 2017, a unidade criou uma semana de atividades com atendimento ao público no metrô, visita a hospital, minicurso de Direitos Humanos e, para encerrar as comemorações, mais uma edição do Dia da Vitória. O evento ocorreu na manhã dessa sexta-feira (19), na sede da unidade, e contou com a presença de cerca de 30 assistidos.

“No Dia da Vitória entregamos aos nossos assistidos os documentos que comprovam a vitória judicial do caso deles. É um momento de muita felicidade para nós também”, destacou o defensor público-chefe da DPU no Recife, Pedro de Paula Lopes Almeida, no início do evento, complementando. “Hoje também é o Dia da Defensoria Pública e não tem sentido comemorarmos essa data nos nossos gabinetes, já que vocês são a razão da nossa atuação”.

Pedro de Paula Lopes apresentou os demais defensores públicos federais presentes - Geraldo Vilar, Maíra de Carvalho, Djalma Pereira, Ricardo Russell, Carolina Cicco, Fernanda Marques, Gustavo Hahnemann, o corregedor-geral da DPU, Lúcio Ferreira Guedes e o defensor-auxiliar da Corregedoria-Geral da DPU, Fernando da Cunha Cavalcanti, além do servidor Francisco Sotero, do vereador da cidade do Recife Jayme Asfora (PMDB) e da representante do vereador Ivan Moraes (PSOL), Maria Helena Villachan.

Após a apresentação inicial, o defensor chefe substituto da unidade, Geraldo Vilar, o corregedor-geral da DPU, Lúcio Ferreira Guedes, o vereador Jayme Asfora e Maria Helena Villachan também tiveram a oportunidade de parabenizar os assistidos pelas suas vitórias e destacar as atividades da Defensoria. “Parabenizo a todos que tiveram seus benefícios concedidos. Isso não é um favor, é um direito de vocês, além de ser uma obrigação nossa atendê-los bem”, afirmou o corregedor-geral, Lúcio Ferreira Guedes, que está no Recife realizando a correição ordinária e inspeção funcional anual da unidade.


Também foi aberta a palavra para os assistidos. A senhora I.R.S., 62 anos, foi a primeira a falar. “Eu agradeço à Defensoria. Achei meu processo muito rápido. Dei entrada em novembro do ano passado e em março comecei a receber a minha aposentadoria”, disse. O senhor V.A.S., 57 anos, também deixou o seu recado. "Os parabéns são de vocês, mas a vitória é nossa”, declarou o assistido, arrancando aplausos de todos. V.A.S. procurou a Defensoria em maio de 2014 e passou a receber a aposentadoria por tempo de contribuição em fevereiro de 2017.


Os documentos que informavam as requisições de pequeno valor (RPV) a serem recebidas pelos assistidos no Dia da Vitória somaram aproximadamente R$ 540 mil e foram entregues pelos defensores e convidados presentes. Após receberem a confirmação do êxito nos seus processos judiciais, os assistidos foram convidados para um café de manhã que foi servido na área de atendimento ao público da unidade.


http://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/37436-dpu-no-recife-comemora-19-de-maio-com-nova-edicao-do-dia-da-vitoria