A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu, na sexta-feira (13), palestra com o tema Viva a Diferença, direcionada ao pessoal que trabalha no atendimento (recepção, triagem, guichês e telefonistas) da unidade. O encontro foi um treinamento para atendimento humanizado à pessoa com deficiência.
O
chefe da Divisão da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de
Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do
Recife (PCR), Paulo Fernando, ministrou a palestra que focou em
situações cotidianas enfrentadas por essas pessoas. “A acessibilidade
significa romper as barreiras arquitetônicas, de comunicação e
atitudinais”, explicou Fernando.
A
defensora pública federal Patrícia Alpes de Souza, coordenadora do
setor de atendimento da DPU no Recife, agradeceu a presença do
palestrante e considerou fundamental a preocupação com a melhoria do
atendimento. “A ideia é sempre aprender com o outro e é muito
interessante ver o trabalho que a prefeitura vem fazendo com situações
diversas como com idosos, crianças e pessoas com deficiência”, disse
Souza.
Estatuto da Pessoa com Deficiência
A Lei Brasileira de Inclusão
(13.146/2015) tem o propósito de ser um marco legal para pessoas com
algum tipo de limitação intelectual ou física. O texto, aprovado em
junho deste ano pelo Congresso Nacional, classifica o que é deficiência,
prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às
políticas públicas em áreas como educação, saúde, trabalho,
infraestrutura urbana, cultura e esporte para essas pessoas.