quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Abertura da Jornada de Direitos Humanos recebe imigrantes e refugiados no Recife




Foto: Carol Araújo

A abertura oficial da terceira edição da Jornada de Direitos Humanos (JDH), realizada pela Prefeitura do Recife, aconteceu nessa segunda-feira (23), das 8h às 12h, na praça de eventos do edifício sede da prefeitura, no Recife Antigo. O evento foi direcionado para a população de imigrantes e refugiados que moram na cidade e a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife marcou presença prestando orientação jurídica aos estrangeiros. A III JDH segue até o dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Com o nome de “Ação de Cidadania Recife de Coração Aberto para Imigrantes e Refugiados”, o evento contou com a emissão de documentos, fotos 3x4, transporte gratuito para a emissão de carteira de trabalho na sede da Superintendência do Trabalho, vacinação, serviço de saúde bucal, aferição de pressão, inscrição no Bolsa Família/CADÚnico, além da orientação jurídica prestada pela Defensoria.

Participaram da ação, representando a DPU, os defensores públicos federais André Carneiro Leão, Pedro de Paula Lopes Almeida e o servidor Mário Peixoto. O cubano A.G.V.C.O. queria saber como validar o diploma de graduação de Cuba aqui no Brasil. Segundo ele, a embaixada brasileira em Cuba disse que só poderia autenticar o documento na presença dele, mas A.G.V.C.O. afirmou que uma viagem apenas para validar o documento é inviável. O cubano está no Recife há dois anos, trabalha como terceirizado em uma empresa e já constitui família na cidade.

Entre os senegaleses, a dúvida mais comum foi quanto ao pedido de refúgio no Brasil. O jovem T.K., 28, disse que fez o pedido de refúgio há cerca de um ano e até agora não obteve resposta. “Vamos tentar acompanhar o pedido de refúgio pela DPU. Precisamos ver a situação do processo para saber como podemos ajudá-lo”, destacou o defensor André Carneiro Leão durante o atendimento ao senegalês.

III Jornada de Direitos Humanos

Durante 22 dias, a III JDH, também chamada de “Recife de Coração Aberto para os Direitos Humanos”, promoverá 55 atividades relacionadas à cidadania, educação, saúde, lazer, cultura, esporte e meio ambiente no Recife. Os serviços vão desde o fornecimento de documentação básica (RG, Carteira de Trabalho e CPF), ao atendimento jurídico e de assistência social, realização de exames de saúde, bem como mostra de cinema, palestras, cursos, oficinas, atividades esportivas e sensibilização na área ambiental.

Confira a programação completa da III JDH no Recife:

20/11 – 8h20 Cine de Debate sobre Diversidade Sexual com Alunos da Escola Municipal (Ilha do Leite) / 14h Oficina Viva a Diferença (Madalena) / 14h30 Marcha da Capoeira (Recife Antigo)/ 16h Comemoração do Mês da Consciência Negra (Jaqueira) / 19h Cine de Debate sobre Diversidade Sexual com Alunos da Escola Municipal (Campo Grande)
22/11 – 9h Olha Recife Pedalando: Rainhas, Santos e Maracatus (Recife Antigo) / 9h Olha Recife a Pé: recife Afro: Poesia, lutas e canções (Recife Antigo) / 15h Atividade Com os Afro LGBT
23/11 – 8h Feira Recife de Coração Aberto para os Direitos Humanos (Recife Antigo) / 9h Cine debate sobre Racismo na Infância e Adolescência / 19h Roda de Diálogo sobre Diversidade e Gênero no Terreiro (Campina do Barreto)
24/11 – 8h20 Cine de Debate sobre Diversidade Sexual com Alunos da Escola Municipal (Vasco da Gama) / 9h Oficina Bullying não tem graça (Casa Amarela) / 10h Exposição de Fotos (Recife Antigo) / 14h20 Cine de Debate sobre Diversidade Sexual com Alunos da Escola Municipal (Iputinga) / 14h Navegando com as Mulheres de Terreiro sobre o Capibaribe (Recife Antigo) / 16h Mulheres de Terreiro – NCAB (Pátio de São Pedro)
25/11 - 8h Devolutiva do Projeto SENASP (Santo Amaro) / 14h Feira do Bem Estar (Cordeiro) / 14h Oficina de toque de Agbê (São Pedro) / 19h Roda de Diálogo sobre Diversidade e Gênero no Terreiro (Imbiribeira)
26/11 - 8h III Conferência Municipal de Direitos Humanos (Boa Vista) / 8h20 Cine de Debate sobre Diversidade Sexual com Alunos da Escola Municipal (San Martin) / 14h20 Cine de Debate sobre Diversidade Sexual com Alunos da Escola Municipal (Ibura)/ 14h Cine Debate: Genocídio da Juventude Negra (São Pedro)/ 16h Mostra de Literatura Infantil com abordagem Étnicorracial (Várzea)
27/11 - 8h III Conferência Municipal de Direitos Humanos (Boa Vista) /14h Roda de Diálogo: juventude Negra e educação (São Pedro) /15h Roda de Dialogo sobre Diversidade e Gênero no Terreiro (Ibura)
28/11 - 8h Feira de Direitos Humanos (Guabiraba) / 14h Olha recife de ônibus: Circuito Afro Recife / 15h Festival Mocambo (Recife Antigo)
29/11 - 15h Festival Mocambo (Recife Antigo)
30/11 – 9h Conclusão da 3ª Turma do Navegar é Preciso (Boa Vista) / 9h30 Roda de diálogo sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Totó) / 13h30 Roda de diálogo sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Campina do Barreto)
01/12 – 8h30 Roda de diálogo sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Alto do Mandú) / 14h Olhar da negritude LGBT sobre o Capibaribe (Recife Antigo) / 13h30 Roda de diálogo sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Santo Amaro)/ 19h Mostra Internacional de Cinema e Direitos Humanos (Boa Vista)
02/12 - 9h Vivência do dia Internacional da Pessoa com Deficiência (Bairro do Recife) / 14h Mostra Internacional de Cinema e Direitos Humanos (Boa Vista)/ 19h Encontro Temático com PI (Mustardinha)
03/12 - 8h Feira de Direitos Humanos (Várzea) / 9h Confraternização dos Grupos de Convivência (Boa Vista)/ 14h Mostra Internacional de Cinema e Direitos Humanos (Boa Vista)
04/12 – 14h Mostra Internacional de Cinema e Direitos Humanos (Boa Vista)
05/12 - 8h Feira de Direitos Humanos (Alto Santa Teresinha) / 14h Mostra Internacional de Cinema e Direitos Humanos (Boa Vista)
06/12 - 14h Mostra Internacional de Cinema e Direitos Humanos (Boa Vista)
08/12 – 14h30 Mutirão de saúde bucal para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (Afogados)
09/12 – 8h Ação de Cidadania (San Martin) / 14h30 Mutirão de saúde bucal para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (Espinheiro) / 19h Roda de Diálogo sobre Diversidade e Gênero no Terreiro (Campo Grande)
10/12 - 8h Feira de Direitos Humanos (Brasília Teimosa) / 14h30 Mutirão de saúde bucal para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (Boa Vista)

Com informações da Prefeitura do Recife

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/28915-abertura-da-jornada-de-direitos-humanos-recebe-imigrantes-e-refugiados-no-recife