quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TRF5 tem um novo presidente para o biênio 2015-2017


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) empossou, nesta segunda-feira (21), o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5ª), Rogério Fialho, como presidente do órgão. Ele substitui Marcelo Navarro, que foi eleito para o biênio 2015-2017, mas foi nomeado para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

A cerimônia foi conduzida pelo decano da corte, o desembargador federal Lázaro Guimarães. O presidente que se despediu do TRF5 para assumir o cargo de ministro do STJ, no próximo dia 30, o desembargador federal Marcelo Navarro, foi responsável pela saudação a Fialho. Ele ressaltou a capacidade administrativa do seu sucessor na presidência do TRF5: "Rogério é um dos juízes mais brilhantes dos quadros da Justiça Federal. E tem também uma imensa capacidade administrativa. Já exerceu todos os cargos, como presidente de Turma, coordenador de juizado, diretor da Escola de Magistratura e vice-presidente. A ascensão de Rogério à presidência significará a entrega do cargo a alguém que tem experiência e capacidade para conduzir a administração do Tribunal", afirmou Navarro. 

"A Justiça Federal tem um planejamento estratégico que vale por cinco anos. Nós pretendemos dar continuidade a isso e claro que acrescentando um toque pessoal à gestão, principalmente na área de pessoal. Entendo que o que há de mais importante na Justiça Federal é o seu quadro de servidores altamente qualificado e treinado. Nós pretendemos continuar investindo cada vez mais em nosso quadro de servidores”, disse Fialho, ao afirmar que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado por Navarro.  

O chefe da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife/PE, o defensor público federal André Carneiro Leão, disse que participou da cerimônia de posse do novo presidente do TRF5 com bastante alegria. “Em nome da Defensoria Pública da União, foi possível desejar-lhe sucesso na jornada agora iniciada já em um contexto de grandes desafios. O desembargador federal Rogério Fialho já foi servidor da Justiça Federal e acreditamos que essa sua experiência o permitirá presidir a Corte com a sensibilidade de quem conhece as dificuldades de todos que compõem o sistema de Justiça”, ressaltou.

Novo presidente - Natural de João Pessoa, o novo presidente assumiu o cargo de desembargador do TRF-5ª em 2008. Antes, atuava como juiz federal, cargo que ocupou a partir de 1993. A relação com a Justiça Federal é antiga. Iniciou no órgão há 30 anos, ainda como estagiário de direito, na 1ª Vara Federal da Paraíba. Em seguida, tornou-se servidor concursado do TRF-5ª e, mais tarde, prestou concurso para juiz federal. 

Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/44-noticias-pe-geral/28077-trf5-tem-um-novo-presidente-para-o-bienio-2015-2017