quinta-feira, 10 de setembro de 2015

DPU no Recife promove atendimento humanizado


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu, na sexta-feira (4), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o início de treinamento para a realização de um atendimento mais humanizado. O encontro, que reuniu os integrantes do setor de atendimento da unidade, será realizado novamente no próximo dia 18. 

A coordenadora do posto da CVV em Recife, Eliene Soares, realizou a dinâmica no primeiro encontro e buscou uma interação com o grupo para identificar as possibilidades de melhorias e de capacitação do atendimento. “É bom lembrar que o treinamento humanizado não é só para os assistidos. Ele objetiva fortalecer o lado emocional de quem trabalha no atendimento, para a condução de uma postura mais humanizada, com uma escuta mais aberta”, ressaltou Soares.

O defensor-chefe da DPU no Recife, André Carneiro Leão, agradeceu a disponibilidade da CVV para um trabalho voluntário. “É um treinamento importante para um setor sensível da DPU em que recebemos muitas pessoas em condições de vulnerabilidade”, destacou Leão.

A iniciativa foi trazida pela coordenadora do setor de atendimento da DPU no Recife, defensora Patrícia Alpes de Souza, que teve conhecimento de palestra sobre o tema realizada na unidade da DPU em Porto Alegre (RS).

“A DPU é, não raras vezes, a última opção, pois o assistido vem até nós depois de ter as ‘portas fechadas’ em inúmeros outros órgãos públicos. Não obstante a DPU ser um órgão de atuação jurídica, os problemas narrados a nós são os mais diversos. Infelizmente, está ausente em nossa formação – predominantemente do Direito – o conhecimento necessário para lidar com as diversas narrativas apresentadas. A troca de experiências com outros órgãos que também atuam na escuta proporciona que a DPU qualifique cada vez mais o seu atendimento”, explicou, na ocasião, a coordenadora do atendimento em Porto Alegre, defensora Larissa Amantea Pereira.