A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu, na sexta-feira (4), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o início de treinamento para a realização de um atendimento mais humanizado. O encontro, que reuniu os integrantes do setor de atendimento da unidade, será realizado novamente no próximo dia 18.
A coordenadora do posto da CVV em
Recife, Eliene Soares, realizou a dinâmica no primeiro encontro e buscou
uma interação com o grupo para identificar as possibilidades de
melhorias e de capacitação do atendimento. “É bom lembrar que o
treinamento humanizado não é só para os assistidos. Ele objetiva
fortalecer o lado emocional de quem trabalha no atendimento, para a
condução de uma postura mais humanizada, com uma escuta mais aberta”,
ressaltou Soares.
O defensor-chefe da DPU no Recife, André
Carneiro Leão, agradeceu a disponibilidade da CVV para um trabalho
voluntário. “É um treinamento importante para um setor sensível da DPU
em que recebemos muitas pessoas em condições de vulnerabilidade”,
destacou Leão.
A iniciativa foi trazida pela
coordenadora do setor de atendimento da DPU no Recife, defensora
Patrícia Alpes de Souza, que teve conhecimento de palestra sobre o tema
realizada na unidade da DPU em Porto Alegre (RS).
“A DPU é, não raras vezes, a última
opção, pois o assistido vem até nós depois de ter as ‘portas fechadas’
em inúmeros outros órgãos públicos. Não obstante a DPU ser um órgão de
atuação jurídica, os problemas narrados a nós são os mais diversos.
Infelizmente, está ausente em nossa formação – predominantemente do
Direito – o conhecimento necessário para lidar com as diversas
narrativas apresentadas. A troca de experiências com outros órgãos que
também atuam na escuta proporciona que a DPU qualifique cada vez mais o
seu atendimento”, explicou, na ocasião, a coordenadora do atendimento em
Porto Alegre, defensora Larissa Amantea Pereira.