segunda-feira, 31 de maio de 2021

Gestão pública é tema de palestra na unidade de Recife


"Gestão pública: centros de inteligência e boas práticas". Esse foi o tema da palestra virtual ministrada pelos juízes federais Joana Carolina Lins Pereira e Francisco Antônio de Barros e Silva Neto para os colaboradores da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, na manhã de quinta-feira (27), por meio da plataforma Zoom.

A juíza federal e coordenadora do Centro de Inteligência da Seção Judiciária de Pernambuco, Joana Carolina Lins Pereira, iniciou o evento abordando a estrutura dos centros de inteligência da Justiça Federal e destacando os três pilares de atuação do sistema: a prevenção de litígios, o gerenciamento de demandas repetitivas e os precedentes judiciais.

Segundo a magistrada, o modelo de inteligência é um exemplo de política pública no Poder Judiciário. "O Judiciário sempre foi acostumado a trabalhar com o passado, mas com os Centros de Inteligência está cada vez mais focado no presente e no futuro", destacou.

A segunda parte da palestra foi ministrada pelo juiz federal Francisco Antônio de Barros e Silva Neto, que focou nas boas práticas de gestão dentro do serviço público. O magistrado iniciou sua fala destacando os três níveis de governança e planejamento: o estratégico, o tático e o operacional.

De acordo com o palestrante, é importante refletir sobre a missão e os valores institucionais. "No serviço público, a lógica diverge da iniciativa privada, pois essa missão não deve focar no estímulo à competitividade ou à concorrência, mas sim no bom funcionamento do serviço como um todo, inclusive mediante o compartilhamento de condutas com outras células do sistema e com outras instituições. Funcionamos em rede, de modo que se a Defensoria está adotando boas práticas isso sem dúvida repercutirá em benefícios para o Judiciário e para o sistema como um todo", afirmou.

Para a defensora pública-chefe da DPU no Recife, Ana Carolina Erhardt, o evento representou um impulso inicial para a criação do núcleo estratégico na unidade. "Esse núcleo dialogará com os centros de inteligência da Seção Judiciária de Pernambuco e com as mais diversas instituições públicas e privadas para a melhor prestação da assistência jurídica aos necessitados com otimização dos recursos", ressaltou.

Participaram da palestra os defensores públicos federais André Carneiro Leão, Marco Breta, Leonardo Rocha, Luani Melo, Natália Alem e Gustavo Hahneman; os juízes federais Caio Fonseca e Danielli Farias; além de servidores, terceirizados e estagiários da DPU no Recife.

ACAG/RRD
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

 https://dpu.def.br/noticias-pernambuco/44-noticias-pe-geral/62658-gestao-publica-e-tema-de-palestra-na-unidade-de-recife