sexta-feira, 29 de maio de 2020

DPU no Recife e DPPE realizam debate sobre mobilidade urbana


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participou de debate promovido, na quarta-feira (27), pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) sobre o tema “Mobilidade urbana: direito de acesso às cidades no cenário pós-pandemia”, na rede social Instagram.

Participaram da conversa o defensor público federal Guilherme Ataíde Jordão e o defensor público estadual Henrique Seixas, subdefensor público-geral do Estado de Pernambuco, que trataram do direito dos cidadãos de acessar os serviços que os centros urbanos oferecem, como saúde, educação e lazer, por exemplo.

Seixas iniciou o debate ressaltando a parceria entre as defensorias para tratar de várias questões e introduziu a temática a ser trazida para discussão. Jordão agradeceu o convite para participar do encontro e respondeu para as pessoas que questionaram sobre as medidas restritivas impostas em algumas cidades em razão da pandemia do novo coronavírus. “Essa discussão não está abordando as medidas restritivas adotadas por questões sanitárias”, apontou.

“O Brasil tem obrigação constitucional e temos o Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) para promover a mobilidade urbana que se relaciona com o acesso aos serviços de uma cidade. É relevante para que eu possa ir ao meu local de trabalho, para que os bens que eu adquiro possam chegar até mim e também para que os resíduos do meu consumo possam ser recolhidos”, explicou Jordão sobre a temática abordada.

Dentro do cenário pós-pandemia, Jordão alertou sobre a necessidade de políticas a serem adotadas para minimizar o impacto do diferente convívio social que deverá ser praticado. Ele ressaltou a necessidade de planejamento para a questão dos transportes utilizados. “Não se pode estimular o transporte motorizado, porque as cidades que fizeram isso estão decretando falência. Isso não é solução. O mundo tem olhado para o transporte ativo, ou seja, de veículos não motorizados”.

Jordão asseverou que é importante redirecionar as políticas públicas, principalmente, para as pessoas saírem de seus carros. “As ruas do Recife estão entupidas de carros, é preciso fazer um planejamento com metas para diminuir esse número”, afirmou.

JRS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União​

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/57100-dpu-no-recife-e-dppe-realizam-debate-sobre-mobilidade-urbana