terça-feira, 3 de setembro de 2019

DPU no Recife sedia curso de mediação comunitária de conflitos


O auditório da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife sediou, nessa segunda-feira (02), um curso de mediação comunitária de conflitos, realizado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), para as equipes que atuam com essa temática na sede da PCR e nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) do Cordeiro e do Alto Santa Terezinha. O defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco, André Carneiro Leão, participou do evento.

Cerca de 25 pessoas que trabalham para a Prefeitura do Recife participaram do curso de mediação comunitária de conflitos ministrado por Maria Conceição Costa, psicóloga e coordenadora de formação da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da PCR. “Esse encontro é uma forma de aproximar as equipes de mediação de conflitos do Compaz do Cordeiro, do Compaz do Alto Santa Terezinha e da sede, além de nivelar os conteúdos e a metodologia de atuação. Estamos apenas aprimorando o trabalho já realizado e aproximando a Prefeitura das comunidades. Nós temos um processo de formação permanente, estamos sempre fazendo cursos ou rodas de diálogos para alimentar os temas que estão na vida cotidiana das comunidades e que chagam como problemas e dificuldades para a Prefeitura, como, por exemplo, Direitos Humanos, mediação de conflitos, racismo, machismo e transfobia”, destacou Maria Conceição Costa.

Para a psicóloga, as Defensorias Estadual e da União são grandes parceiras da PCR. “Muitos problemas que as comunidades nos trazem só precisam de uma orientação. O defensor nos passando essas informações, nossa equipe técnica repassa para a comunidade e resolve a vida deles muito mais facilmente. Com isso, conseguimos resolver um pouco do problema de acesso à justiça e acesso ao Poder Judiciário, promovendo justiça social, que é o mais importante”, afirmou Maria Conceição Costa.

O defensor público federal da Defensoria Pública da União no Recife, André Carneiro Leão, titular da área regional de Direitos Humanos em Pernambuco (DRDH/PE), fez uma pequena intervenção no evento, no período da manhã. Segundo Leão, a DPU estará sempre disponível e com as portas abertas para encontros com a temática de Direitos Humanos. “Na verdade, a DPU encara o processo de solução de conflitos de forma alternativa como um caminho do acesso à justiça. É mais uma forma de acesso à direitos. Esse encontro de formação de mediadores e mediadoras de conflitos da Prefeitura é muito importante e se alinha com a recente atuação da Defensoria Pública da União no Recife, em um termo de cooperação técnica, com a própria Prefeitura, para o curso de formação de defensores populares”, ressaltou o defensor, destacando o termo de cooperação firmado no mês de agosto entre DPU, Defensoria Estadual e PCR para a realização de um curso de capacitação jurídica para a formação de defensores e defensoras populares a ser realizado no Compaz Ariano Suassuna, mediante edital.

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/52804-dpu-no-recife-sedia-curso-de-mediacao-comunitaria-de-conflitos