quinta-feira, 14 de março de 2019

DPU no Recife recebe homenagem da Alepe no dia do advogado previdenciário


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (12), em reunião solene pela celebração do Dia do Advogado Previdenciário no plenário da casa legislativa.

O defensor público federal Ricardo Russell Brandão Cavalcanti, representante da DPU no Recife na solenidade, destacou que a homenagem recebida foi um reconhecimento ao trabalho realizado pela Defensoria Pública da União nas lides previdenciárias. “Área na qual possui há anos intensa atuação, colaborando com a consolidação de diversas teses favoráveis aos beneficiários da Previdência Social”, ressaltou o defensor.

O Dia do Advogado Previdenciário foi instituído em Pernambuco pela Lei Estadual nº 15.641/2015. A norma é de autoria do deputado estadual Antônio Moraes (PP), que também promoveu a realização desta reunião solene. “Em 1934, a Constituição trouxe o sistema tripartite, sendo a primeira a prever que o trabalhador brasileiro, o Estado e o empregador deveriam contribuir para o financiamento da Previdência Social”, afirmou Moraes na cerimônia, lembrando que o Direito Previdenciário surgiu com a conquista de direitos sociais, no fim do século 19 e início do 20.

O presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape), Ney Araújo, discursou pelos advogados previdenciários, agradecendo a homenagem e salientando a importância dos profissionais. “Principalmente no momento atual do País, com a Reforma da Previdência, que tem sido direcionada somente para o lado econômico, esquecendo o social. Além disso, tivemos a extinção dos Ministérios do Trabalho e da Previdência, e isso tudo traz um prejuízo muito grande para as pessoas”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Alepe.
Foto: Heluizio Almeida


JRS/MRA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União