sexta-feira, 18 de março de 2016

Novo CPC é tema do Ciclo de Palestras Jurídicas da DPU no Recife

recife cpc palestras 3

A cada mês a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife elege um tema ligado à atuação do órgão e um dos defensores públicos federais da unidade promove uma aula sobre o assunto. O projeto ficou conhecido como Ciclo de Palestras Jurídicas e teve início em novembro de 2015. Neste mês de março, a palestra aconteceu na quinta-feira (17), ministrada pela defensora Maíra de Carvalho Pereira Mesquita e teve como tema o Novo Código de Processo Civil (CPC), que passa a vigorar a partir de hoje (18).

Defensores, demais servidores e estagiários marcaram presença na palestra, na qual foram destacados os principais pontos de mudança entre o velho e o novo CPC. “O novo código, previsto na Lei 13.105 de 2015, entra em vigor nessa sexta-feira, 18 de março, e já houve alteração do texto inicialmente aprovado pela Lei 13.256 de 2016”, afirmou Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, responsável pelo 7º Ofício Regional da unidade.

“Quando eu comecei a estudar o Código de Processo Civil na faculdade, a nova lei já tinha sido aprovada. Então, comecei a estudar direto pelo novo código. Quase não conheço nada do antigo”, destacou a estagiária Gerlany Silva do Nascimento, que atua no 3º Ofício Cível da DPU no Recife, após a defensora questionar, no início da aula, quem dos presentes tinha lido o novo CPC.

Na palestra, a defensora abordou a parte de noções gerais, no que se refere à aplicabilidade da nova lei, à primazia do julgamento do mérito, à previsão do princípio da cooperação processual, ao fortalecimento do princípio do contraditório e ao dever de fundamentação das decisões judiciais, além de destacar os prazos processuais, as audiências de conciliação e mediação, o fortalecimento do sistema de precedentes e os recursos de agravo de instrumento, de apelação, o especial e o extraordinário.