segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Direito à saúde é novo tema do ciclo de palestras no Recife

Recife palestra 2


O direito à saúde foi o novo tema do ciclo de palestras realizado na Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, nessa quinta-feira (3), apresentado pela defensora Tarcila Maia Lopes. 

Lopes, que atualmente é titular do 3º Ofício Criminal da unidade, já atuou por cerca de cinco anos nos ofícios cíveis do Recife, de Maceió e Caruaru e também integra o Grupo de Trabalho (GT) Saúde da DPU. Ela tratou do tema com relatos de sua experiência na atuação com demandas de saúde ao longo desses anos.

A defensora iniciou a apresentação registrando a premissa constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado. E que já é entendimento pacífico no Supremo Tribunal Federal (STF) que prevalece o princípio da solidariedade e o atendimento integral da saúde em qualquer dos entes federados: União, estados e municípios. “Aqui, em Recife, por exemplo, entramos na Justiça contra a União e o Estado de Pernambuco”, explicou Lopes.

Ela exemplificou que, de forma geral, existem três tipos de demanda de saúde. Em primeiro, as ações em que o Sistema Integrado de Saúde (SUS) já deveria cumprir sem a necessidade de judicialização, como exames, cirurgias e leito de UTI. Outras são demandas de tratamento que não estão na lista do SUS, mas têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendação médica, como o tratamento de diabetes com um tipo diferente de insulina. E também existem as ações com medicamentos que não estão liberados pela Anvisa, como o canabidiol.

“Quando existe esse tipo de caso, entramos com a ação no melhor interesse do assistido, como o efeito para sua saúde se ele não usar o medicamento e alguma evidência que existe melhora no uso de determinada substância”, disse.

O Ciclo de Palestras Jurídicas da DPU no Recife é um evento aberto a todos os interessados na primeira quinta-feira de cada mês, às 14 horas, no auditório do 6º andar.