quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Atuação da DPU no Recife liberta assistida com habeas corpus


Um habeas corpus, com pedido liminar, impetrado pela Defensoria Pública da União no Recife, garantiu a liberdade de M.L.S. A assistida foi presa pelo não cumprimento da determinação de prestação de serviços pela Justiça. Ela foi condenada a uma pena definitiva de um ano e quatro meses de reclusão, em regime aberto, e a pena pecuniária, sendo essa condenação substituída por duas penas restritivas de direito.

A defensora pública federal Carolina Cicco do Nascimento atuou no caso. A DPU alegou que a assistida cumpriu a pena de prestação pecuniária e justificou que os motivos determinantes de não cumprir, pela segunda vez, o horário da prestação de serviços à Escola Estadual General Abreu e Lima, foram problemas de saúde de seu esposo e jornada de trabalho incompatível.

O desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior determinou a soltura de M.L.S., e que fosse designada audiência de justificação a fim de que a assistida possa justificar e comprovar os problemas que vem enfrentando no cumprimento da pena restritiva de direitos a que foi condenada, mantendo a prestação de serviço originariamente imposta. “Conquanto possa haver a conversão da pena restritiva de direitos em privativa de liberdade quando houver o seu descumprimento injustificado, conforme expressa previsão do art. 44, §4º do Código Penal, no caso concreto, tal hipótese, em princípio, não restou satisfatoriamente caracterizada”, disse o magistrado.

Apesar de o Ministério Público Federal (MPF) ter requerido a intimação de M.L.S. para que comprovasse a veracidade das informações que justificavam o descumprimento da pena restritiva, o juiz da execução penal determinou a imediata conversão das penas restritivas em privativa de liberdade, regredindo o regime inicial de cumprimento de pena, do aberto para o semiaberto e ordenando a expedição do mandado de prisão da assistida, sem que fosse atendida a solicitação do MPF quanto à intimação pessoal de M.L.S.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/44-noticias-pe-geral/29039-atuacao-da-dpu-no-recife-liberta-assistida-com-habeas-corpus