sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Recife comemora Dia do Idoso com programação para assistidos e servidores


IdosoRecife

O Dia do Idoso foi comemorado com uma programação especial na unidade da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife. Defensores, servidores e assistidos puderam desfrutar de um café da manhã, assistir a uma palestra sobre como envelhecer de forma saudável e fazer o teste de glicemia capilar na manhã desta quinta-feira (1º).


“O dia hoje é muito especial e nós vamos abrir esse Dia do Idoso com um café da manhã especialmente feito para vocês”, disse o defensor público-chefe da unidade da DPU no Recife, André Carneiro Leão, na abertura do atendimento ao público, no início da manhã. “Hoje é um dia de conhecimento e afirmação dos direitos dos idosos”, complementou a defensora pública federal Patrícia Alpes de Souza, coordenadora de atendimento da unidade. 



Às 10 horas teve início a palestra “Envelhecimento: a inserção da dinâmica da vida”, ministrada por Kleber Azevedo, terapeuta ocupacional do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Para um envelhecimento ativo satisfatório, a segurança social e econômica são essenciais”, destacou Kleber Azevedo no auditório da unidade, para uma plateia com defensores, servidores, estagiários e assistidos.

 

Em paralelo, duas profissionais estavam realizando o teste de glicemia nos interessados. Fabiola Maria Fragoso Botelho, enfermeira do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/PE), e Ana Karla Paiva do Nascimento, representante do Programa Estar Bem do Laboratório Sarrofi, atenderam a assistidos e servidores interessados em realizar o teste de glicemia capilar. “Sendo comprovado o diagnóstico de diabetes, o paciente vai fazer uso de medicação e, paralelamente, vai precisar manter uma alimentação saudável, com alimentos de baixo e médio índice glicêmico, e atividade física regular três vezes por semana durante 50 minutos ou 30 minutos todos os dias”, explicou Ana Karla Paiva do Nascimento.


Reginaldo Barbosa das Mereces, 77 anos, procurou a DPU para saber como estava o andamento do seu processo e acabou sendo surpreendido com as comemorações do Dia do Idoso. “Foi uma surpresa muito boa, eu nem sabia que hoje era meu dia, que era dia do idoso. Acabei ganhando um presente com esse café da manhã, fiz o meu teste de glicemia, ganhei um brinde e, para coroar meu dia, vou ver se obtive vitória no meu processo”, comemorou o idoso, que ganhou um brinde disponibilizado pelo Programa Estar Bem para pessoas portadoras de diabetes.


Reunião – Ao final das atividades, o defensor público-chefe da DPU no Recife, André Carneiro Leão, reuniu-se com o superintendente regional do INSS no Nordeste, Rolnei Tosi, que estava na unidade para assistir à palestra sobre envelhecimento. “Ficamos muito felizes com essa visita. Essa é a primeira vez que um superintendente do INSS vem à DPU no Recife”, agradeceu André Carneiro Leão. Rolnei Tosi, que assumiu a superintendência na última terça-feira, abriu espaço para o diálogo entre as instituições. “Temos que diminuir essa distância. Precisamos conversar melhor sobre as necessidades da Defensoria no que se refere ao trabalho do INSS”, destacou Rolnei Tosi. Também estavam presentes na reunião o palestrante Kleber Azevedo e a servidora do INSS Berta Soares.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/28098-recife-comemora-dia-do-idoso-com-programacao-para-assistidos-e-servidores